Minas faz Ciência

Compartilhe

Difundir a ciência e a tecnologia para a sociedade faz parte da missão da FAPEMIG. Esta atribuição está prevista no artigo 3º do Capítulo II da Lei 11.552, de 03 de agosto de 1994, que dispõe sobre finalidades e competências da Fundação. Na divulgação científica, a FAPEMIG vê a possibilidade de democratização do conhecimento e, ao mesmo tempo, de tornar conhecidas as pesquisas realizadas no Brasil, em especial em Minas Gerais.

Dessa crença nasceu o projeto de divulgação científica MINAS FAZ CIÊNCIA, mantido pela FAPEMIG. Criado em 1998, ele começou com uma série de vídeos produzidos em parceria com a Rede Minas. Os próximos passos foram a criação da revista Minas Faz Ciência, de periodicidade trimestral e distribuição gratuita, de um ciclo de palestras mensal e de uma página na internet. O projeto se ampliou em 2011, com os podcasts da série Ondas da Ciência, os programas de televisão do Ciência no Ar e o blog Minas faz Ciência.

Nesses mais de dez anos de existência, o projeto cresceu e se consolidou como uma importante iniciativa de divulgação da ciência no país. Tendo com alvo o público leigo, o projeto utiliza a linguagem acessível e o visual atraente para discutir os avanços, descobertas, implicações e controvérsias da área da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Ao disponibilizar informações, esperamos estimular o envolvimento das pessoas nas decisões sobre as políticas e os rumos da produção de CT&I, além de contribuir para o fortalecimento de uma cultura científica no país.

A produção fica por conta das equipes da Assessoria de Comunicação Social e do Programa de Comunicação Científica, Tecnológica e de Inovação (PCCT) da FAPEMIG. Além de produzir material para diferentes veículos, o grupo propõe-se a refletir sobre o jornalismo científico e o modo de produção vigente.

 

VÍDEOS

Os vídeos da série Ciência no Ar abordam trabalhos de pesquisa desenvolvidos nas universidades e centros de pesquisa do Estado. Para assistir, vá ao nosso blog http://blog.fapemig.br/

Já a série Ligado Na Ciência, fruto de uma parceria com a Rede Minas, mostra que é possível discutir temas e conceitos científicos de forma leve e descontraída, promovendo o aprendizado e o debate sobre ciência, tecnologia e inovação. Ao todo, são cinco programas. Eles foram exibidos pela emissora durante o mês de outubro de 2013. Para assistir, clique nos links abaixo:

Programa Invenções

Programa Robótica

Programa Esportes

Programa Meio Ambiente

Programa Artes



REVISTA

A revista Minas Faz Ciência traz reportagens, entrevistas e debates sobre a área de ciência, tecnologia e inovação, com foco nos projetos desenvolvidos em universidades e centros de pesquisa de Minas Gerais. Atualmente, ela tem periodicidade trimestral, é gratuita e conta com uma tiragem de 25 mil exemplares. Para ler a edição atual, clique aqui. Para assinar a publicação, preencha o formulário de cadastro disponível aqui.

 

PODCAST

A série Ondas da Ciência é composta por programas de rádio que falam sobre ciência, tecnologia e inovação. Para ouvir, vá ao nosso blog:  http://blog.fapemig.br/.

Em 2014, foi montada a ROC – Rede Ondas da Ciência, que busca compartilhar o conteúdo produzido em emissoras de todo o Estado. Atualmente, 11 emissoras de rádio são parceiras nesse projeto e veiculam os programas do Ondas da Ciência. Se tiver interesse em fazer parte da ROC, mande uma mensagem para: acs@fapemig.br

 

INTERNET

O blog do projeto Minas Faz Ciência traz reportagens exclusivas sobre o universo da CT&I. Além disso, nesse espaço é possível encontrar todo o material produzido pelo grupo – vídeos, revistas e podcasts. Faça uma visita e deixe seu comentário: http://blog.fapemig.br/.

O projeto também está nas redes sociais:
Facebook: /minasfazciencia
Twitter: @minasfazciencia
​Instagram: /minasfazciencia