Prêmio Mares Guia

O Governo de Minas Gerais, por meio da Fapemig e com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, edita, mais uma vez, o Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia”.

O Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia” foi criado pelo Governo do Estado e será concedido a “Pesquisador” e “Jovem Pesquisador” mineiros, em anos pares; e premiará unidade (departamento, laboratório, núcleo, entre outras) de Instituição/Empresa e “Empresa Jovem” com atuação em C&T, ou à própria instituição/empresa, pública ou privada, sediada no Estado de Minas Gerais, em anos ímpares.

Em 2017, o Prêmio contemplará “Instituição/Empresa” e “Empresa Jovem” que tenham se distinguido na condução de estudos e pesquisas básicas que contribuíram, de forma significativa, para o avanço do conhecimento científico e que apresentem potencial para subsidiar o desenvolvimento de soluções para problemas da humanidade. Parte-se do princípio que é imperativo promover o conhecimento fundamental a partir de necessidades identificadas, com eventual aplicação dos novos conhecimentos, gerados na pesquisa básica.

Por Pesquisa Básica, entende-se aquela que visa compreender a natureza e aumentar o conhecimento humano. Naturalmente, não é possível antecipar seus efeitos, no entanto, é possível conduzir pesquisas básicas a partir da identificação de necessidades da sociedade.

Pesquisa Básica originada de problema existente, em que o cientista procura entender fenômenos, mas cujo resultado deriva possíveis soluções tecnológicas, é de extremo valor para o processo de inovação.

INSCRIÇÕES A PARTIR DO DIA 25/03

 

- Edital de Chamada

- Mares Guia

- Perguntas mais frequentes

- Regulamento