Da pesquisa básica ao produto final

Compartilhe

O Prêmio Mares Guia foi criado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), e com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SEDECTES. A edição 2017 será lançada nos dias 23 e 24 de março na Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Universidade Federal de Viçosa (UFV), respectivamente.

Em 2017, o Prêmio contemplará “Instituição/Empresa” e “Empresa Jovem” com atuação em C&T e que tenham se distinguido na condução de estudos e pesquisas básicas que contribuíram, de forma significativa, para o avanço do conhecimento científico e que apresentem potencial para subsidiar o desenvolvimento de soluções para problemas da humanidade. Por pesquisa básica, entende-se aquela que visa compreender a natureza e aumentar o conhecimento humano. Naturalmente, não é possível antecipar seus efeitos, no entanto, é possível conduzir pesquisas básicas a partir da identificação de necessidades da sociedade.

As inscrições estarão abertas de 25 de março até a data limite de 2 de junho de 2017, cuja comprovação será o carimbo de postagem. Caso haja unanimidade entre os membros da comissão julgadora, poderá haver uma concessão de menção honrosa à uma candidatura pelo conjunto de seu trabalho.

Sobre a premiação: 

Esse ano, o prêmio será de R$30 mil em dinheiro, na soma das duas modalidades, e será entregue aos contemplados em cerimônia pública em data, horário e local a serem estabelecidos, posteriormente, pela Comissão Julgadora, em até 60 (sessenta dias) após o término do período de avaliação das inscrições.

Fazem parte da Comissão Julgadora do Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia 2017:

  • Evaldo Ferreira Vilela (Presidente) – UFV/ FAPEMIG
  • Carlos Alberto Pereira Tavares – UFMG
  • José Policarpo Gonçalves de Abreu – UNIFEI/CIT SENAI FIEMG
  • Marcelo Marcos Morales - CNPq
  • Márcia Paranho Veloso – FORIPES/UNIFAL
  • Wolney Lobato - PUC Minas

Em 2016, o Prêmio contemplou:

Categoria Pesquisador: Elizabeth Pacheco Batista Fontes, da Universidade Federal de Viçosa, com o trabalho - Novos mecanismos de imunidade antiviral e respostas adaptativas a estresses fisiológicos em plantas.

Categoria Jovem Pesquisador: Matheus Puggina de Freitas, da Universidade Federal da Lavras, com o trabalho - Estrutura molecular e sua relação com propriedades químicas, físicas e biológicas.

 

Serviço

Lançamento do Prêmio Marco Mares Guia 2017 - Lavras

Data: 23/3/17, às 16h

Local: Salão de Convenções - Universidade Federal de Lavras (Ufla)

 

Lançamento do Prêmio Marco Mares Guia 2017 - Viçosa

Data: 24/3/17, às 14h30

Local: Auditório da Biblioteca Central - Universidade Federal de Viçosa (UFV)