PORTARIA PRE N° 038/2021

 

APROVA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

 

O Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, no uso das atribuições que lhe confere o inciso VIII do art. 10 do Decreto Estadual n. 47.931, de 29 de abril de 2020 e

CONSIDERANDO os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030 das Nações Unidas, o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado 2019-2030 e a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2016-2022;

CONSIDERANDO a necessidade de direcionar as ações estratégicas ao alcance dos objetivos institucionais, primando pela eficácia, eficiência e efetividade e;

CONSIDERANDO o esforço conjunto de se praticar gestão moderna, dinâmica e participativa, de forma que sociedade, governo e público interno obtenham os melhores resultados,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º Aprovar o Plano Estratégico 2021/2025 da FAPEMIG (Anexo).

Parágrafo único. O Plano Estratégico é composto de:

Missão;

Visão;

Valores;

Fatores Críticos de Sucesso;

Desafios e Objetivos Institucionais.

 

Art. 2º. O Plano Estratégico é documento oficial a ser utilizado em quaisquer meios de divulgação interna ou externa.

 

Art.3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação e revoga todas as disposições em contrário.

 

Belo Horizonte, 13 de agosto de 2021.

 

Paulo Sérgio Lacerda Beirão

Presidente da FAPEMIG

 

ANEXO

 

PLANO ESTRATÉGICO DA FAPEMIG – 2021/2025

 

1. MISSÃO

Promover o conhecimento científico, tecnológico e inovador visando ao desenvolvimento econômico e social sustentável de Minas Gerais por meio do incentivo e fomento à pesquisa.

2. VISÃO

Ser reconhecida como instituição de excelência no incentivo e fomento à pesquisa científica e tecnológica e à inovação, ampliando o emprego do conhecimento em soluções sustentáveis para enfrentamento dos desafios socioeconômicos de Minas Gerais.

3. VALORES

3.1. Busca pela Excelência

Melhorar continuamente o alcance de resultados de modo sustentável.

3.2. Comportamento Ético

Agir de modo aceito como correto pela sociedade, com honestidade e integridade.

3.3. Inovação e Aprendizado

Estimular um ambiente favorável à inovação e aprendizado organizacional.

3.4. Respeito pelas Partes Interessadas

Compreender os interesses das pessoas e entidades que são afetadas pela organização.

3.5. Agilidade

Responder de forma ágil às mudanças no ambiente para atender novas demandas e necessidades.

3.6. Transparência e Responsabilidade

Responsabilizar-se por suas ações, prestando contas e disponibilizando informação clara, compreensível e objetiva às partes interessadas.

4. FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

4.1. Sustentabilidade Financeira

Dispor de recursos financeiros para sustentar a demanda atual e futura de incentivo e fomento à pesquisa e inovação.

4.2. Autonomia

Dispor de autonomia administrativa e financeira exercida pela Diretoria Executiva e fiscalizada pelo Conselho Curador.

4.3. Equipe Motivada e Capacitada

Dispor de equipe motivada e capacitada para atribuições necessárias ao cumprimento da missão institucional.

4.4. Recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação

Dispor de recursos de tecnologia da informação e comunicação capazes de apoiar os processos de negócios.

4.5. Infraestrutura Adequada

Dispor de infraestrutura adequada para o desempenho das atividades, de modo a oferecer tratamento apropriado aos servidores, parceiros e cidadãos.

4.6. Credibilidade Institucional

Dispor de elevados índices de aceitação e credibilidade perante a sociedade, governos, empresas e a comunidade científica.

5. DESAFIOS E OBJETIVOS INSTITUCIONAIS

5.1. Desafios Socioeconômicos

Ampliar o emprego do conhecimento em soluções sustentáveis para enfrentamento dos desafios socioeconômicos de Minas Gerais.

5.1.1. Objetivo Institucional – Segurança Alimentar e Agricultura Sustentável

Incentivar e fomentar a pesquisa, e desenvolvimento de tecnologia e inovação para aumentar a capacidade de produção agrícola e garantir a segurança alimentar e agricultura sustentável.

5.1.2. Objetivo Institucional – Saúde e Bem Estar

Incentivar e fomentar a pesquisa, e o desenvolvimento de tecnologias e inovação para prevenção e tratamento de doenças transmissíveis e não transmissíveis com vistas à melhoria da saúde e bem estar para todos.

5.1.3. Objetivo Institucional – Educação de Qualidade

Incentivar e fomentar a pesquisa, e o desenvolvimento de tecnologias e inovação para educação inclusiva e equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

5.1.4. Objetivo Institucional – Água e Saneamento

Incentivar e fomentar a pesquisa, e o desenvolvimento de tecnologia e inovação relacionados à água e saneamento, incluindo a coleta de água, a eficiência no uso da água, o tratamento de efluentes, a reciclagem e o reuso.

5.1.5. Objetivo Institucional – Energia Limpa e Acessível

Incentivar e fomentar a pesquisa, e o desenvolvimento de tecnologias e inovação para de energia limpa, incluindo energias renováveis, eficiência energética e tecnologias de combustíveis fósseis avançadas e mais limpas.

5.1.6. Objetivo Institucional – Desenvolvimento Econômico e Produtividade

Incentivar e fomentar a pesquisa, e desenvolvimento de tecnologias e inovação para a desenvolvimento econômico e aumento da produtividade com foco em setores de alto valor agregado e intensivos em mão de obra.

5.1.7. Objetivo Institucional – Indústria e Infraestrutura

Incentivar e fomentar a pesquisa, e desenvolvimento de tecnologias e inovação para modernizar a infraestrutura e reabilitar as indústrias para torná-las sustentáveis com adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente adequados.

5.1.8. Objetivo Institucional – Redução das Desigualdades Sociais

Incentivar e fomentar a pesquisa, desenvolvimento de tecnologia e inovação para promover a redução da pobreza, igualdade de gênero, inclusão social, econômica e política de todos com redução das desigualdades sociais.

5.1.9. Objetivo Institucional – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Incentivar e fomentar a pesquisa, e desenvolvimento de tecnologias e inovação para tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

5.1.10. Objetivo Institucional – Consumo e Produção Sustentáveis

Incentivar e fomentar a pesquisa, e desenvolvimento de tecnologias e inovação para assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis, com gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais, redução, reciclagem e reuso de resíduos.

5.1.11. Objetivo Institucional – Mudanças Climáticas

Incentivar e fomentar a pesquisa, e desenvolvimento de tecnologias e inovação para adoção de medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos no meio ambiente.

5.1.12. Objetivo Institucional – Conservação e Uso Sustentável dos Recursos Hídricos

Incentivar e fomentar a pesquisa, e desenvolvimento de tecnologia e inovação para conservação e uso sustentável dos recursos hídricos para evitar impactos adversos significativos, inclusive por meio do reforço da sua capacidade de resiliência, e tomar medidas para a sua restauração.

5.1.13. Objetivo Institucional – Florestas, Biodiversidade e Desertificação

Incentivar e fomentar a pesquisa, e desenvolvimento de tecnologias e inovação para proteger, recuperar e promover o uso sustentável das florestas e combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

5.1.14. Objetivo Institucional – Segurança, Justiça e Instituições Eficazes

Incentivar e fomentar a pesquisa, e desenvolvimento de tecnologia e inovação para promoção de sociedades pacíficas e inclusivas, acesso à segurança e justiça para todos e instituições eficazes, responsáveis e inclusivas.

5.1.15. Objetivo Institucional – Governo Eficiente e Inovador

Incentivar e fomentar a pesquisa, e desenvolvimento de tecnologias e inovação para atender as demandas por serviços públicos mais responsivos, transparentes e sustentáveis.

5.2. Desafios do Sistema Estadual de Ciência, tecnologia e Inovação

Fortalecer o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação com a promoção da pesquisa científica básica e tecnológica, modernização e ampliação da infraestrutura de CT&I, ampliação do financiamento para o desenvolvimento da CT&I, formação, atração e fixação de recursos humanos e promoção da inovação tecnológica nas empresas.

5.2.1. Objetivo Institucional - Promoção da Pesquisa Científica Básica e Tecnológica

Fortalecer a pesquisa científica básica e tecnológica como um instrumento para busca de soluções para o desenvolvimento econômico sustentável e produção de conhecimento para atender às necessidades da sociedade.

5.2.2. Objetivo Institucional - Modernização e ampliação da infraestrutura de CT&I

Investir na modernização, recuperação e fortalecimento da infraestrutura de CT&I existente, bem como na criação de novos laboratórios e infraestruturas, incentivando o compartilhamento de instalações, equipamentos, instrumentos, recursos e materiais entre pesquisadores.

5.2.3. Objetivo Institucional - Ampliação do financiamento para o desenvolvimento da CT&I

Ampliar o financiamento para desenvolvimento da CT&I para o enfrentamento de grandes desafios sociais por meio da consolidação dos instrumentos de financiamento público e aumento da capacidade de alavancagem de recursos por meio dos investimentos privados.

5.2.4. Objetivo Institucional - Formação, Atração e Fixação de Profissionais em CT&I

Fortalecer a formação, atração e fixação de profissionais em CT&I comprometidos com o avanço do conhecimento científico e capazes de contribuir para o desenvolvimento econômico e social, o empreendedorismo, a gestão da inovação, a transferência de tecnologia e propriedade intelectual.

5.2.5. Objetivo Institucional - Promoção da Inovação Tecnológica nas Empresas

Incentivar e apoiar o fortalecimento de apoio à inovação tecnológica nas empresas com estímulo à proteção da propriedade intelectual e à transferência de tecnologia e a articulação entre universidades, centros de pesquisa e empresas no desenvolvimento de tecnologias inovadoras.

5.3. Desafios Institucionais na Busca pela Excelência

Promover a adoção de boas práticas e melhorias contínuas da gestão em busca da excelência para tornar a FAPEMIG uma instituição de excelência na gestão do incentivo e fomento à pesquisa científica e tecnológica e à inovação.

5.3.1. Objetivo Institucional – Governança

Estabelecer um sistema de governança e gestão com lideranças comprometidas com a ética e a excelência, mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização, explorando as potencialidades, preparando líderes, pessoas e interagindo com as partes interessadas.

5.3.2. Objetivo Institucional - Estratégias e Planos

Desenvolver e implementar os instrumentos de planejamento e gestão das políticas públicas, programas e projetos com o aprimoramento de processos de formulação, implementação, monitoramento e avaliação para geração de valor público.

5.3.3. Objetivo Institucional – Sustentabilidade

Promover o compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para as gerações futuras.

5.3.4. Objetivo Institucional - Compromisso com as Partes Interessadas

Estabelecer acordos e pactos com as partes interessadas para cumprimento de requisitos, assim como as inter-relações destas com as estratégias e processos, levando em consideração perspectivas de curto e longo prazos.

5.3.5. Objetivo Institucional – Capital Intelectual

Desenvolver e manter o capital intelectual, formando pessoas motivadas, engajadas, satisfeitas, com habilidades e competências, dotando a organização de inteligência e capacidade de corrigir, melhorar ou inovar suas práticas de gestão e, consequentemente, seu desempenho.

5.3.6. Objetivo Institucional – Orientação por Processos

Promover o reconhecimento de que a organização é formada por conjunto de processos, que precisam ser entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das estruturas organizacional, de trabalho e de gestão.

5.3.7. Objetivo Institucional – Desenvolvimento de Parcerias

Promover o Desenvolvimento de atividades conjuntamente com outras organizações com objetivos específicos comuns, buscando o pleno uso das suas competências complementares para desenvolver sinergias.

5.3.8. Objetivo Institucional – Geração de Valor Público

Promover o controle e alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas das partes interessadas

 

Publicado em, 17 de agosto de 2021

Paulo Sérgio Lacerda Beirão

Presidente da FAPEMIG