
(Fotos: Henrique Chendes/ALMG)
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou a indicação de Carlos Alberto Arruda de Oliveira para a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Nesta quarta-feira (9), ele participou de sabatina conduzida por comissão especial de deputados. A comissão especial foi criada para apreciar sua indicação, feita pelo governador Romeu Zema.
Arruda teve a oportunidade de se apresentar, destacando cargos de gestão já ocupados e sua experiência anterior com a FAPEMIG, com a qual colaborou como pesquisador e como consultor. Em sua fala, destacou, também, o bom momento vivido pela Fundação que, desde 2022, vem recebendo a totalidade do orçamento previsto na Constituição Mineira. Isso vem permitindo ampliar as oportunidades para a comunidade científica e de inovação.
Os questionamentos tocaram em pontos como o número de bolsas concedidas pela Fundação, repasses às universidades estaduais (Uemg e Unimontes), autonomia institucional e temas financiados, especialmente nas Ciências Agrárias.

Em sua resposta, Arruda destacou, entre outros, o processo de seleção para financiamento de propostas e de concessão de bolsas. O primeiro é feito por Câmaras de Avaliação de Projetos, composta por especialistas de reconhecida competência, que analisam e julgam o mérito dos projetos. O segundo baseia-se em cotas, definidas de acordo com as notas atribuídas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em suas avaliações periódicas de cursos.
O presidente da FAPEMIG destacou, ainda, ações estratégicas como a criação de centros de excelência em parceria com instituições de ensino e pesquisa estaduais. Como ele explica, tais centros são focados em desafios tecnológicos específicos de cada região, e buscam gerar valor social e econômico a partir do conhecimento. Um exemplo é o Centro de Excelência do Semiárido (Sertão), uma parceria com a Unimontes –
leia mais aqui.
Segundo Arruda, esse tipo de ação exemplifica bem sua visão de futuro para a FAPEMIG: apoiar projetos de impacto para a sociedade, com o engajamento de atores diversos em prol de um objetivo comum.
Assista ao vídeo completo da reunião.
Currículo
Carlos Arruda assumiu a presidência da FAPEMIG em novembro de 2023. Sua escolha se deu por meio de uma lista tríplice enviada pelo Conselho Curador da FAPEMIG ao governador Romeu Zema.
Arruda é doutor em Administração, pela University of Bradford, mestre em Administração, pela Universidade Federal de Minas Gerais, e graduado em Engenharia Mecânica também pela UFMG. É professor associado da Fundação Dom Cabral e consultor associado da Cambridge Family Enterprise (
veja mais).