Governo de Minas divulga resultado da chamada Cientista Empreendedor

Vivian Teixeira - 11-07-2025
320

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) divulgaram o resultado da chamada FAPEMIG-Sede nº 015/2024 - Cientista Empreendedor. A iniciativa vai viabilizar a contratação de propostas aprovadas no montante de mais de R$ 9,7milhões. Confira o resultado. 

Ao todo, foram apresentadas 182 propostas, sendo que 22 foram aprovadas dentro do limite financeiro alocado para a Chamada, aptas para contratação; 81 foram aprovadas fora do limite financeiro alocado para a Chamada, sendo classificadas como Prioridade 2 (P2); e 79 foram inabilitadas ou desclassificadas no processo de julgamento e seleção, na etapa de “Habilitação” ou “Análise de Mérito”, conforme os termos da chamada.  

“Nosso objetivo é dar oportunidade para que ideias inovadoras e baseadas em pesquisas sejam inseridas no mercado, beneficiando, assim, o setor produtivo mineiro e a economia do estado”, destaca a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa. 

As propostas aprovadas foram elencadas em ordem decrescente de classificação dos projetos, da maior pontuação para a menor pontuação, sendo identificado o nome do coordenador responsável pelo ambiente promotor de inovação.  

De acordo com os critérios da chamada, um mesmo ambiente pode ter mais de um projeto contemplado.  A contratação das propostas selecionadas seguirá a classificação e está sujeita à disponibilidade de recursos financeiros. 

Para o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG, Luiz Gustavo Cançado, a iniciativa vem para fortalecer a cultura da inovação em Minas Gerais, conectando a ciência, a tecnologia e o setor empresarial.  

“A ideia é bem simples e muito poderosa: incentivar o cientista a sair do laboratório e experimentar também o papel de empreendedor. É tirar as ideias do papel, os avanços científicos, transformando o conhecimento em impacto real para a sociedade. Esperamos que os contemplados tenham muito sucesso no seu empreendedorismo científico", afirma o diretor. 

A chamada 

O objetivo é transformar pesquisas científicas e/ou tecnológicas em novos empreendimentos inovadores, contribuindo para criação de novos produtos, serviços e processos para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental de Minas Gerais. 

A iniciativa considera como ambientes promotores de inovação aqueles espaços característicos da economia baseada no conhecimento e que articulam empresas, órgãos e entidades da administração pública, instituições de ciência e tecnologia, agências de fomento e a sociedade. Esses ambientes compõem o público-alvo da chamada.