Papel das universidades em debate

Espaço do Conhecimento/ UFMG - 12-06-2019
5062


 

A universidade pública é um mundo: além de instituição de ensino, ela produz novos conhecimentos, técnicas e tecnologias através da pesquisa. Além disso, por meio da extensão, esse saber chega à sociedade na forma de programas, projetos e ações que melhoram a vida de muitas pessoas. Tudo isso acontece dentro e fora dos campi, polos universitários por onde circulam, todos os dias, professores, alunos, pesquisadores, servidores e outros colaboradores. 


As universidades são organizações diversas, e as contribuições que geram para o país são muitas. Discutir a relação dessas instituições com o desenvolvimento econômico do Brasil é a proposta do Café Controverso do próximo sábado, dia 15 de junho. A partir das 10h, o Espaço do Conhecimento UFMG promove um debate entre especialistas na área de ciência, pesquisa e inovação. 


Participam do debate Qual é o papel da Universidade Pública para o desenvolvimento econômico? a secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Adelina dos Reis, e o gerente de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Rafael Pessoa. 


O mediador dessa conversa será o Diretor de Divulgação Científica da UFMG, Yurij Castelfranchi. 


Qualificação, inovação e extensão


As Instituições de Ensino Superior alimentam o setor produtivo. Além de formarem profissionais qualificados todos os anos, elas são as responsáveis por mais de 90% da pesquisa no país, depositando a vasta maioria das patentes brasileiras. 


Há ainda que se destacar os efeitos locais do trabalho realizado nas universidades públicas brasileiras. Hospitais, museus, cursos de línguas, aulas de dança são exemplos de atividades de extensão da universidade. Elas contribuem para suprir as demandas, inclusive econômicas, da sociedade. 


O Café Controverso é um debate que traz debates sobre temas de interesse público para o Espaço do Conhecimento UFMG. O público também participa: os visitantes podem levantar questões, trazer reflexões e fazer perguntas aos especialistas. A participação é gratuita.


O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.


Serviço

Café Controverso: Qual é o papel da Universidade Pública para o desenvolvimento econômico?

Quando: Sábado, 15 de junho, às 10h

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH.

Entrada: gratuita