FAPEMIG apresenta pesquisas na Semana de Inovação

Vitor Hugo Silva - 22-11-2019
4183

Buscando impulsionar a inovação no Estado de Minas Gerais e demonstrar que projetos inovadores podem contribuir para solucionar problemas dos setores público e privado, será realizada a 2ª Semana de Inovação. O evento, promovido pela Prodemge, será realizado na Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG) entre os dias 25 e 29 de novembro. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) participará do evento com a apresentação do Circuito Inova Minas FAPEMIG, composto por projetos, oficinas de programação e robótica, dentre outras atividades. Na oportunidade, a Fundação também realizará a exposição comemorativa aos 20 anos da revista Minas Faz Ciência.


A exposição 20 anos Minas Faz Ciência será uma das atrações do Circuito Inova Minas FAPEMIG, que acontecerá nos dias 26 e 27 de novembro (Foto: Fernanda Meireles)


O Circuito Inova Minas FAPEMIG é parte da Feira Tecnológica que acontece no túnel do prédio Gerais. Ele é composto por três ações: Mostra de Resultados, Espaço de Robótica e Exposição. A Mostra de Resultados traz projetos de diferentes áreas de conhecimento que, apoiados pela Fundação, contribuem para a solução de problemas diversos. Um exemplo é o projeto "Design Digital para Inclusão do Deficiente Auditivo", desenvolvido pela equipe da professora Rita de Castro Engler, da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). A pesquisa gerou um aplicativo que ensina a linguagem de Libras por meio de imagens e cartas virtuais. Ao longo da mostra, os visitantes poderão conhecer o trabalho, interagir e tirar dúvidas com os pesquisadores.

O Espaço de Robótica “Enxurrada de Bits” consiste em uma apresentação de robôs de competição desenvolvidos por equipes do Cefet/MG. O projeto, que envolve alunos da instituição, recebeu financiamento da FAPEMIG via edital de população da ciência do ano de 2015. Serão oferecidas oficinas de cubo mágico e de robótica - para participar, não é necessário inscrição prévia. Além disso, serão expostos alguns robôs de competição de combate, criados pela equipe e vencedores de competições diversas.

Por fim, a exposição comemorativa aos 20 anos da revista Minas Faz Ciência promove uma viagem no tempo ao apresentar temas, mudanças e marcos desta, que é o principal veículo de divulgação científica da FAPEMIG. O público poderá observar as modificações editoriais e os avanços científicos e tecnológicos reportados pela revista desde sua primeira edição. 

Todas as atividades da FAPEMIG acontecem na terça-feira (26) e quarta-feira (27), das 10h às 16h.

Atividades para todos os gostos
A Segunda Semana de Inovação da Prodemge é aberta ao público e tem entrada gratuita. Além das atividades da FAPEMIG, estão previstas palestras, oficinas e apresentações diversas que somam mais de 40 opções para todos os gostos. A maior parte das atrações não existe inscrição prévia; os interessados devem comparecer ao local com antecedência, pois as salas estão sujeitas a lotação e a participação se dará por ordem de chegada. Outras informações podem ser obtidas em https://www.prodemge.gov.br/inova/