Reunião anual virtual e lançamento de livro da SBPC

Vanessa Fagundes - 10-07-2020
5058



A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) teve que se adaptar à realidade da pandemia do coronavírus e adiou a 72ª Reunião Anual, prevista para ocorrer no período de 12 a 18 de julho de 2020 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. O novo período para o encontro presencial ainda não foi definido. No entanto, para marcar a data, a SBPC está propondo uma Mini Reunião Anual Virtual com conferências, painéis e minicursos online.

A abertura acontecerá no dia 12 de julho, das 18h30 às 20h, e as conferências e painéis ocorrerão entre os dias 13 e 17 de julho. O acesso será livre, sem necessidade de inscrição. Não será emitido certificado de participação. As atividades estarão disponíveis no site da SBPC e nas mídias sociais (Youtube e Facebook).

Entre as conferências, haverá uma sessão sobre “A PANDEMIA, A SAÚDE DOS BRASILEIROS E O SUS” com Dr. Dráuzio Varella e outra com o tema “O BRASIL PÓS-PANDEMIA”, coordenada por Nísia Trindade Lima (FIOCRUZ).


Livro narra a trajetória da entidade


Na última quarta (8), foi lançado o livro Ciência para o Brasil – 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que retrata a trajetória da entidade a partir de sua fundação, em 1948, até o seu 70º aniversário, em 2018. O lançamento aconteceu por meio de transmissão online pela internet, e o vídeo está disponível em youtube.com/canalsbpc

As 510 páginas da publicação estão segmentadas em 15 capítulos, que correspondem a cinco níveis de organização das informações: cronológica, temática, geográfica, institucional e iconográfica. Os dados e informações foram colhidos em documentos do Centro de Memória da SBPC, jornais, arquivos públicos e entrevistas. O conjunto de capítulos é precedido de um texto de abertura, em que são apresentados dados da evolução da ciência brasileira desde meados do século 20, ou seja, o ambiente em que a SBPC atuou e ajudou a moldar. 

Os autores são 17 jornalistas e um historiador, todos com características profissionais em comum que os credenciam para a assinatura dos capítulos: conhecem a trajetória da SBPC, têm percepção e compreensão profundas do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação, e se dedicam à divulgação científica há vários anos. Os organizadores da obra são a biomédica Helena Nader, a farmacêutica Vanderlan Bolzani e o jornalista José Roberto Ferreira.

Ciência para o Brasil – 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi produzido com recursos financeiros da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A versão impressa teve mil exemplares; a versão digital está disponível no site da SBPC.