CONFAP e CNPq lançam chamada para pesquisadores doutores

Assessoria de Comunicação Social/FAPEMIG - 08-02-2021
6401

*Matéria publicada originalmente em 3/11/2020, atualizada em 8/2/2021

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançam a Chamada ERC-CONFAP-CNPq 2020, para pesquisadores doutores vinculados a instituições de pesquisa brasileiras integrarem equipes de Pesquisadores Principais com projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (European Research Council – ERC). 

Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIGé uma das FAPs que aderiu à chamada. A agência mineira publicou suas diretrizes de apoio (Diretriz FAPEMIG 503/2020), que podem ser conferidas aqui . Está previsto o desembolso financeiro de até R$ 60 mil para apoiar a participação de pesquisadores de ICTs mineiras em projetos de pesquisa apoiados financeiramente pela União Europeia por meio do European Research Council – ERC.

Parceria ERC-CONFAP-CNPq 
Esta Chamada é lançada por meio do Acordo (Implementing Arrangement) assinado entre a Comissão Europeia e o Confap, em 2016, e inclui o CNPq por meio do Arranjo Administrativo (Administrative Arrangement) assinado entre as instituições, em maio de 2018.  

Em 2020, estão disponíveis para cooperação e integração de pesquisadores brasileiros 545 projetos de pesquisa, multidisciplinares e na fronteira do conhecimento, financiados pelo ERC. Alguns desses projetos reorientaram suas pesquisas para priorizar a busca por soluções para os problemas causados pela pandemia da covid-19. 

Fomento
Os projetos aprovados devem, possivelmente, ter início a partir do segundo semestre de 2021. As visitas poderão ser realizadas em um período contínuo ou divididas em visitas curtas, levando em consideração as restrições de cada país e instituições do grupo de pesquisa, em razão da pandemia de Covid-19. As Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) e o CNPq apoiarão os projetos aprovados viabilizando as despesas de viagem. Os pesquisadores brasileiros aprovados na chamada continuarão a receber seus salários ou bolsas de acordo com os termos e condições de suas instituições.  

Os pesquisadores brasileiros visitantes aprovados e incorporados no grupo de pesquisadores financiados pelo ERC poderão receber suporte dos projetos ERC, e o fomento poderá ser negociado e definido entre os Pesquisadores Principais (ERC Grantees) e os pesquisadores brasileiros.  

Submissão de Propostas 
Para submeter uma proposta, o pesquisador vinculado a uma instituição brasileira deverá se cadastrar na plataforma do Confap, observando as exigências do edital, para ter acesso à lista dos projetos fomentados pelo ERC que podem receber pesquisadores brasileiros, incluindo a descrição dos projetos fomentados pelo ERC e contatos dos pesquisadores desses projetos. Algumas FAPs podem ter critérios de elegibilidade específicos que devem ser consultados antes da submissão. 


Cronograma: (ATUALIZADO)

– Abertura da Chamada: 21 de outubro de 2020. 

– Apresentação da manifestação de interesse e pedido da lista: 1/2/2021

- Data de inclusão da Diretriz FAPEMIG 503/2020: 8/2/2021

- Data de abertura de submissões: 8/2/2021

- Data de encerramento de submissões: 19/3/2021

Para mais Informações clique aqui e acesse a Chamada ERC-CONFAP-CNPq 2020 

Esclarecimento de dúvidas e suporte podem ser solicitados pelo e-mail: confap.erc.ia@gmail.com 

Acesse a cartilha do ERC com resumo sobre a Chamada, clique aqui


*Com informações Assessoria de Comunicação/Confap