Programa do Vale do Silício abre inscrições para startups em Minas

Téo Scalioni - 11-12-2020
2618

Muitas vezes empreendedores de startups já possuem o negócio funcionando, no entanto, para que ganhe escala e notoriedade, necessitam daquele “empurrãozinho” para crescer e decolar no mercado. Foi a partir daí, que surgiu os programas de aceleração, que como o próprio nome diz, aceleram e apressam o crescimento da empresa. Com mentorias, networks e aproximação com investidores, esses programas visam estimular e desenvolver startups independentemente do estágio de negócio. 

E um dos programas de aceleração mais famosos do mundo, o Founder Institute, que tem sede na Silicon Valley (Vale do Silício, na Califórnia) está com as inscrições abertas para receber empreendedores de Minas Gerais.  O programa que terá duração de quatro meses, tem como objetivo oferecer a empreendedores de alto potencial e times, uma rede de suporte dedicada e um processo estruturado de crescimento para chegar nos estágios de tração e de captação de investimento.

Conforme explica o diretor do Founder Institute Minas Gerais, Miguel Barreto, o programa é focado no empreendedor e atua no segmento pré-Seed, ou seja, desde a fase da ideia, MVP( Mínimo Produto Viável ) ou early traction que já recebeu investimento até R$ 500 mil. “Temos uma metodologia estruturada passo a passo de criação e desenvolvimento da startup. O programa tem 14 semanas, com uma sessão por semana e normalmente conta com três mentores que vão avaliar o negócio, os pitchs e dar feedbackas”, explica.

Miguel salienta que trata-se um programa global que roda em mais de 180 cidades no mundo e 14 no Brasil. Em sua rede são cerca de 15.000 mentores, 4500 graduados e apenas no programa de Minas Gerais, mais de 120 mentores. “Founders das melhores startups do San Pedro Valley (ecossistema de startups de Belo Horizonte), investidores dos maiores fundos de Minas Gerais e ainda mentores convidados de outras cidades, oferecendo uma avaliação de alto nível”, orgulha-se. 

O Founder Institute possui dois programas distintos de aceleração:  o Trilha Launch, para empreendedores na fase da ideia ou protótipo, que é focado em validação, construção de time e go to Market, e o Trilha Growth para startups com mvp validado (ou em vias de) ou early traction que tem como foco o crescimento e captação de investimento. Em Minas gerais, o programa é liderado por importantes empreendedores de startups ligados ao ecossistema de inovação no Estado. Além de Miguel Barreto das startups Sol Lar, FI Brazil, estão a frente do prgrama Janayna Bhering (Fundep, SafeTest) e Pedro Almeida (Pillow, Raja Ventures).

Para acelerar o negócio 

Desde 2009, o Founder Institute já ajudou mais de 4,500 graduados a captarem mais de US$950 milhões em investimentos, a entrarem em aceleradoras Seed, a gerarem tração, a recrutarem um time, a construírem um produto, a transitarem de empregado para empregador.

Em Belo Horizonte já atua desde 2016 e já acelerou mais de 70 startups, como Far-me, Visuri, Vestidas de Branco, Mercado Craft, Agenda Consulta, BeerMine, ClinicCo, Coodesh, Juntus, Mulheres Elétricas, Ways, dentre muitas outras. Mais de 40% captaram investimento e mais de 80% sobreviveram ao mercado, invertendo a alta taxa de mortalidade de startups (media de mortalidade é de 80%)

Clique aqui para informações e inscrições