Software mineiro otimiza gestão de Propriedade Intelectual

Téo Scalioni - 19-03-2021
2749

A Propriedade Intelectual é a área que garante a inventores ou responsáveis por qualquer produção do intelecto - seja industrial, científico, literário ou artístico - o direito de obter, por um determinado período de tempo, recompensa pela própria criação. Ela é fundamental para dar o crédito aos criadores dando a ele o reconhecimento pela obra.

E pensando justamente em otimizar o processo relacionado a Propriedade Intelectual, uma empresa mineira criou um sistema especializado para facilitar essa gestão. Trata-se do Pris IP Manager, focado nos portfólios de marcas, patentes e outros ativos de Propriedade Intelectual, permitindo gestão simplificada e automatizando dos processos,  gerando visibilidade estratégica.  O sistema idealizado pela Pris Software participou do programa Tecnova, realizado pela Finep e executado pela FAPEMIG que visa fomentar projetos inovadores em microempresas e empresas médias. O montante aportado no Pris IP Manager foi de aproximadamente R$ 255 mil.      

Conforme explica o analista de marketing da Pris Software, Leandro Rangel, o Pris IP Manager permite o acompanhamento de prazos, citações em revistas, a realização de projeções orçamentária e o levantamento de indicadores de forma ágil e integrada. Ele afirma que para gerar ainda mais simplicidade e acesso, a ferramenta é totalmente online, disponibilizada na nuvem. “O serviço possibilita uma análise aprofundada, que gera reflexões sobre ativos de PI que podem ou devem ser abandonados (por custo ou por inutilização), quais ativos devem ser mantidos, a importância de internacionalizar o registro, possíveis licenciamentos, dentre outros elementos”, explica.

Segundo Leandro, a ideia de se criar um software voltado a Propriedade Intelectual surgiu pelo fato das particularidades deste segmento, como por exemplo o controle de datas e prazos finais, projeção de custos futuros, controles de exigência dentre outras.  Ele observa que o software é contratado por meio de mensalidade em variados modelos de planos, cada qual oferecendo um pacote de serviços e soluções. "A equipe entende as necessidades da instituição e sugere o plano mais indicado, tendo em vista a maturidade da empresa em temas de Propriedade Intelectual, a quantidade de ativos de PI gerenciados, e o propósito de uso do sistema”, exemplifica. 

Participação no Tecnova 

Leandro salienta que o apoio da FAPEMIG foi fundamental na história da Pris e do IP Manager por diversas razões, entre elas, possibilitar o investimento no produto, acelerando o desenvolvimento e permitindo entregar um sistema mais robusto e de qualidade para o mercado.  Além disso segundo ele, contar com a  FAPEMIG significou ter um selo que atesta a qualidade e a seriedade da Pris, ajudando a gerar confiança no mercado e encontrar novos clientes, como a Embraer. “Até hoje colhemos frutos positivos. A Embraer, por exemplo, continua como nosso cliente, e desde então várias outras instituições se tornaram parceiras da Pris, utilizando o IP Manager”, orgulha-se.