No universo da inovação e startups, um “unicórnio” trata-se de uma empresa que atinge o valor de mercado de U$S 1 bilhão. O Brasil, atualmente, possui cerca de 18 unicórnios desenvolvidos em seu território - empresas como o Nubank, Ifood, 99, Loggi dentre outras. No entanto até o ano passado, nenhuma dessas organizações estava situada em Minas Gerais.
Mas essa situação mudou. No final do mês passado, a Hotmart Company - empresa mineira de tecnologia que oferece a criadores de conteúdo uma plataforma para criar, gerenciar e crescer negócios digitais - anunciou que recebeu um aporte de R$ 735 milhões (US$ 130 milhões) em uma rodada de investimento que a transformou no primeiro unicórnio mineiro. O montante investido foi liderado pela TCV, fundo mundial que investe na área de tecnologia, juntamente com outro fundo, o Alkeon Capital.
Embora a avaliação da companhia não foi divulgada, estima-se que Hotmart conquistou o status de “unicórnio”, tanto que sites especializados já a divulgam como o mais novo “unicórnio” brasileiro. De acordo com a empresa, os recursos obtidos nessa rodada serão utilizados em iniciativas de crescimento, incluindo inovação em produtos e expansão internacional, tanto organicamente quanto por meio de fusões e aquisições. Além disso, o montante ajudará a empresa em sua estratégia de expansão internacional – atualmente a empresa atende criadores de conteúdo de mais de 100 países.
Segundo João Pedro Resende, CEO e cofundador da
Hotmart, a nova transação com a TCV fortalece ainda mais a base de acionistas da empresa. Segundo ele, a TCV tem apoiado empresas líderes em suas
categorias, como a Netflix, Spotify, AirBnb, Facebook e Linkedin. “Estamos
animados em dar as boas-vindas aos novos acionistas e aprender com a
experiência que eles trazem para continuarmos a crescer.”, acredita ele.
Para João, a empresa encontra-se na linha de frente na
Economia da Paixão, ajudando criadores a irem além da monetização de seu
conteúdo. Com isso, a Hotmart possibilita que eles realmente criem um negócio digital. “Oferecendo as ferramentas para os criadores difundirem seu conhecimento, nós estamos
fomentando um novo modelo de empreendedorismo baseado na internet”, diz João.
De Minas para o mundo
A Hotmart é uma das plataformas globais líderes em
negócios digitais. Ela reúne um crescente e diverso ecossistema de criadores de
conteúdo e consumidores. Nossa completa plataforma tecnológica integra todas as
funcionalidades e recursos que os criadores precisam para criar, gerenciar e
crescer seus negócios digitais, independentemente do tamanho da audiência.
Fundada por João Pedro Resende e Mateus Bicalho em 2011, a empresa tem em torno
de 1.300 funcionários em 12 escritórios ao redor do mundo (Holanda, EUA, Brasil,
Espanha, México, Colômbia e França).