Oportunidade para levar sua pesquisa para a indústria

Assessoria de Comunicação Social / FAPEMIG - 20-04-2021
4994

Estão abertas, até o dia 9 de maio, as inscrições para 8° ciclo do Treinamento Academia-Indústria (AIT). Promovido pela Secretaria de Estado de Educação, Pesquisa e Inovação (SERI) da Confederação Suíça e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a iniciativa visa auxiliar pesquisadores-empreendedores da Suíça e do Brasil no desenvolvimento de projetos para o mercado e a indústria, de forma a apoiar a transformação de pesquisas aplicadas em startups de alto potencial.

Serão escolhidos até 10 projetos/startups brasileiros para participar de dois “camps”, um no Brasil e outro na Suíça. As principais metas dos “camps” são ajudar os participantes a desenvolver seus planos de negócios, habilidades de comunicação para negócios, esclarecer questões de propriedade intelectual assim como estabelecer novos contatos. 

As despesas poderão ser financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para custeio de passagens aéreas (domésticas no Brasil e internacionais Brasil-Suíça-Brasil em classe econômica) e diárias (no Brasil e na Suíça). Além disso, o participante brasileiro com melhor desempenho receberá um prêmio de R$ R$ 10 mil para fomentar seu projeto.

O programa é destinado a estudantes de mestrado ou doutorado e pesquisadores de universidades, institutos de pesquisa brasileiros e centros de excelência tecnológica. Confira a Chamada completa aqui.

Treinamento Academia-Indústria

O AIT é um programa implementado pela Swissnex no Brasil (imersão Brasil) e pela Universidade de St. Gallen (imersão Suíça) como forma de promoção das relações científicas e colaboração bilateral. Anualmente, a iniciativa recruta startups brasileiras e suíças para aceleração e intercâmbio entre os países sendo especialmente direcionado a pesquisadores que querem se estabelecer como empreendedores os chamados "cientistas-empreendedores" – público em crescimento em ambos os países.