Projeto Hyperloop e FAPEMIG

Tatiana Nepomuceno - 11-04-2018
4943

A Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT) anunciou na última sexta-feira, dia 6 de abril, a instalação do novo Centro Global de Inovação em Logística da empresa, em Minas Gerais. O empreendimento, realizado por meio de uma parceria público-privada (PPP), envolveu várias entidades, inclusive a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), e conta com um investimento de aproximadamente R$ 26 milhões, em sua primeira fase. A iniciativa consiste em desenvolver um transporte logístico, via Hyperloop, sistema de transportes para cargas, em cápsulas, a velocidades que podem chegar próximas à velocidade do som.


Essas cápsulas fazem o transporte dentro de tubos de baixa pressão, com praticamente zero atrito do ar. Além de segura, eficiente e rápida, a tecnologia também é sustentável. De acordo com Bibop Gresta, co-fundador e presidente da HyperloopTT, o sistema é acionado por painéis solares e é energicamente eficiente. Isso significa que, no futuro, a tecnologia não exigirá investimentos energéticos para sua execução. “A energia gerada será mais que suficiente e o restante poderá ser “doado” para outras fontes”, complementa Bibop, durante o evento de lançamento do projeto.


O contrato também contempla a implementação do novo laboratório de inovação XO2 da HyperloopTT, para oferecer um hub amplo de inovação em Contagem. O XO2 Lab será um hub de desenvolvimento para a divisão de transporte de mercadorias e traz para o Brasil a Hyperloop Academy, responsável pela condução de projetos, treinamentos e parcerias com centros de conhecimento, como universidades, centros de P&D, startups e outras organizações. De acordo com o presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela, essa é uma oportunidade única de projetar o Estado no cenário tecnológico, em escala mundial. “Representa um grande avanço para o ecossistema inovador de Minas Gerais, com a presença, entre nós, de uma empresa global de vanguarda na área de inovação e que irá, também, oferecer oportunidades para os jovens talentos mineiros, e reflexos positivos para nossas Universidades”, pontua Vilela.


 As operações devem iniciar ainda este ano, concentrando-se em buscar soluções para os maiores desafios em logística para a indústria no Brasil, especialmente para a divisão de transporte de mercadorias. De acordo com Vilela, atrair empresas que possuem Centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), capazes de gerar conhecimentos e tecnologias inovadoras para os mineiros é uma das premissas estratégicas adotadas pela FAPEMIG. "Vale lembrar que a Fundação já contribuiu para a instalação de importantes Centros de P&D em Minas Gerais, como os da Google, Embraer, Ericsson e muitos outros, que geram bons empregos e negócios para o Estado competir no cenário nacional e global tecnológico”, finaliza.


Sobre o Centro e a HTT

O Centro é oficialmente apoiado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, pela FAPEMIG, pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pelo Município de Contagem, onde o empreendimento está instalado. Com relação à Hyperloop Transportation Technologies (HTT, HyperloopTT), a empresa foi fundada em 2013 e é composta de uma equipe global de 800 engenheiros e tecnólogos, de 52 equipes multidisciplinares, com 40 parceiros corporativos e universitários.


Com sede em Los Angeles, nos EUA, a HyperloopTT tem escritórios em Abu Dhabi e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, Bratislava, na Eslováquia; Toulouse, na França; e Barcelona, na Espanha. A empresa possui contratos assinados em Ohio, nos EUA; Eslováquia, Abu Dhabi, República Tcheca, França, Indonésia e Coréia do Sul e agora no Brasil. Com a recente assinatura do Protocolo de Intenção de Cessão do Espaço que abrigará o Centro, no último dia 6 de abril, entre a prefeitura municipal de Contagem e a HyperllopTT, marcando o início das parcerias e consequente inauguração do espaço.

 

Confira a galeria de imagens aqui. Fotos: Diogo Brito