Programa estimula empreendedorismo na academia

Téo Scalioni - 13-08-2021
2614

Muitas vezes, a academia realiza, descobre e produz coisa incríveis que poderiam resolver problemas complexos ou mesmo melhorar o bem-estar da sociedade. No entanto, várias dessas soluções não ultrapassam os muros das universidades, não chegam ao mercado e morrem ali mesmo, sendo praticamente desperdiçadas.

Com o intuito de mudar esse cenário, a Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi) criou o programa "Transforme sua Pesquisa em Negócio”. Trata- se um projeto voltado a pesquisadores para que possam desenvolver habilidades  empreendedoras e sejam capacitados para levar à sociedade soluções inovadoras com base nos resultados de suas pesquisas. O programa, que está em sua segunda edição, prevê prêmio de R$ 3 mil ao vencedor e está com as inscrições abertas até o dia 20 de agosto. 

Podem se inscrever mestrandos, doutorandos e demais pesquisadores de instituições públicas e privadas de todo o país. O programa será totalmente online e inclui treinamentos de Lean Canvas e de Pitch, em que os participantes serão orientados sobre como elaborar um modelo de negócio e como apresentá-lo à banca de especialistas durante a final. Os inscritos também passarão por mentorias com profissionais de diversas áreas. O programa tem início em agosto e segue até outubro, quando será realizada a final - com a apresentação do pitch e escolha do vencedor - durante a 8ª edição do Inova Trade Show.

Conforme explica Newton Frateschi, vice-presidente de Relações Institucionais da Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi), o programa “Transforme sua Pesquisa em Negócio” contribui para que, no processo da pesquisa acadêmica, o pesquisador reflita como o seu trabalho pode ter um impacto socioeconômico. Segundo ele, para isso, é apresentado aos participantes como ter uma postura empreendedora oferecendo treinamento e mentorias. “Este tipo de conhecimento é pouco disponível na academia e há pouco acesso a estratégias de como transformar uma pesquisa em negócio. É muito importante que pesquisas não tenham como objetivo somente o avanço do conhecimento, mas que suas estruturas sejam analisadas sobre qual pode ser seu impacto social”, acredita.

Em formato 100% virtual, o programa foi projetado para atender pesquisadores de todo o país. Os vencedores, além da mentoria e do prêmio, poderão usar por três meses o coworking do Espaço Mescla, da PUC-Campinas e participar do Programa de Aceleração da PUC-Campinas. 

O presidente da FFCi, Eduardo Gurgel do Amaral, explica que o programa está alinhado com a proposta central da entidade, que reúne centros de pesquisa, universidades e representantes da indústria. “Muitas das soluções inovadoras estão nas instituições de ciência e tecnologia. Com esse programa, queremos criar oportunidades para que os pesquisadores possam transformar suas pesquisas em soluções para a sociedade e que sejam atrativas no mercado”.

Vale lembrar que o programa é gratuito e não é exigido nenhum tipo de contrapartida por parte dos pesquisadores que participam dele. O programa tem patrocínio do Ifood, Hub Mandic Health Innovation, Espaço Mescla e apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp, São Leopoldo Mandic, Fundepag, PUC-Campinas, CNPEM, Prefeitura de Campinas e Campinas Tech. 

Promovendo a inovação e empreendedorismo 
A Fundação Fórum Campinas inovadora (FFCi) é uma entidade que reúne todas as Instituições de Ciência e Tecnologia de maior relevância da região de Campinas, além das principais associações empresariais e órgãos governamentais, que têm atuação ou influência direta no ecossistema de inovação da região. A FFCi tem como principal objetivo promover e ampliar a utilização da Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), visando contribuir para um significativo aumento da competitividade e o fortalecimento do desenvolvimento socioeconômico regional e nacional.

Clique aqui para informações e inscrição.