FAPs elegem presidência do Confap para o período 2023-2025

Assessoria de Comunicação - Confap - 27-03-2023
2671

Na manhã de sexta-feira (24), os presidentes e representantes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) se reuniram na sede da Fapesp, em São Paulo/SP, durante a programação do 1º Fórum Nacional Confap em 2023, para a eleição da nova presidência e composição do Conselho Fiscal e das novas Diretorias Regionais do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), para o período de 2023 a 2025.

Reeleito por aclamação pelos representantes das FAPs, Odir Antônio Dellagostin, atual presidente da Fapergs (Rio Grande do Sul), seguirá na presidência do Conselho para o segundo mandato, que será exercido no período de março de 2023 a março de 2025. Dellagostin atuará em conjunto com o novo vice-presidente do Conselho, eleito também por aclamação, Márcio de Araújo Pereira, atual presidente da Fundect (Mato Grosso do Sul).

Dellagostin está na presidência do Confap desde outubro de 2020, quando ocupava a presidência do Conselho Fiscal (2019-2020) e substituiu em linha sucessória o ex-presidente, Fábio Guedes Gomes. Tornou-se o oitavo presidente eleito do Confap desde a sua criação, em 28 de abril de 2006. Márcio de Araújo Pereira ocupava na última gestão do Conselho Nacional das FAPs (2021-2023) a cadeira de presidente do Conselho Fiscal, e pela primeira vez assumirá a vice-presidência do Confap.

Após a eleição da nova presidência, os representantes das FAPs elegeram os novos membros do Conselho Fiscal e das Diretorias Regionais do Confap, cujos mandatos coincidem com o período de gestão da nova presidência (2023-2025).

Novas Diretorias Regionais
Os diretores regionais representam o conjunto das FAPs de suas respectivas regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) em pautas estratégicas no âmbito regional.

Confira a nova composição das Diretorias Regionais:

Diretoria Regional Nordeste – Fábio Guedes Gomes, presidente da FAPEAL (Alagoas).

Diretoria Regional Centro-Oeste – Robson Domingos Vieira, presidente da FAPEG (Goiás).

Diretoria Regional Sul – Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária (Paraná).

Diretoria Regional Sudeste – Paulo Sérgio Lacerda Beirão, presidente da FAPEMIG (Minas Gerais).

Diretoria Regional Norte – (a definir)



Diretores Regionais Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Sul, e presidente e vice-presidente do Confap para a gestão 2023-2025. (Foto: Fernando de Lucena /Confap)


Novos membros do Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal do Confap é constituído por três membros titulares e três suplentes, eleitos pelos representantes das Fundações para um mandato de dois anos. Compete aos membros do Conselho Fiscal examinar a prestação de contas da Presidência e, também, os demonstrativos contábeis e financeiros do Conselho durante a gestão.

Confira a nova composição do Conselho Fiscal:

Presidente do Conselho Fiscal: Robson Domingos Vieira, presidente da FAPEG (Goiás).

Membro titular do Conselho Fiscal: João Vicente, diretor-executivo de CT&I da FAPEAL (Alagoas).

Membro titular do Conselho Fiscal: Denio Rebello Arantes, presidente da FAPES (Espírito Santo).

Suplente do Conselho Fiscal: Nordman Wall, presidente da FAPEMA (Maranhão).

Suplente do Conselho Fiscal: Gilton Sampaio de Souza, presidente da FAPERN (Rio Grande do Norte).

Suplente do Conselho Fiscal: Paulo Renato Haddad, presidente da FAPERO (Rondônia).

O CONFAP
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) é uma organização sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover uma melhor articulação dos interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Brasil. Criado em 28 de abril de 2006, congrega 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), e trabalha como parte ativa do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).


(Com informações da Assessoria de Comunicação do Confap)