Credenciamento de instituições no PCRH será contínuo

Vanessa Fagundes - 13-04-2023
2821

O Programa de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH) da FAPEMIG é uma ação destinada a servidores estaduais lotados em instituições que realizam atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação. Por meio do Programa, é possível solicitar, dentre outros bolsas de formação (nível pós-graduação) e treinamentos individuais e coletivos.

Para participar, é necessário que as instituições realizem seu credenciamento na FAPEMIG. A novidade é que, a partir de 2023, esse credenciamento acontecerá em fluxo contínuo. Isso significa que não é mais necessário aguardar as chamadas para credenciamento, a adesão pode ser feita a qualquer momento, observadas as diretrizes registradas na Portaria PRE nº 10/2023, disponível aqui.

A proposta de credenciamento deve ser elaborada e submetida por meio de Formulário Eletrônico disponível no Sistema Everest (veja abaixo). Ela é analisada pelo corpo técnico da Fundação e passa por análise de mérito da Câmara de Julgamento do PCRH. Se aprovada a adesão, terá a validade de cinco anos, contado a partir da publicação do resultado no site da FAPEMIG e no Diário Oficial do Estado.

Não é necessário novo credenciamento para as instituições devidamente credenciadas ao PCRH, devendo essas instituições solicitarem à FAPEMIG somente a renovação do credenciamento com antecedência mínima de 120 dias do termo final de sua vigência.

Atualmente, 14 instituições estão cadastradas no PCRH FAPEMIG: Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG), FAPEMIG, Fundação João Pinheiro (FJP), Fundação Hemominas, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP MG), Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Fundação Ezequiel Dias (Funed), Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).


Submissão no Everest
Para elaborar a proposta de credenciamento, é necessário entrar no Everest e, no menu superior, clicar na aba PCRH. Em seguida, basta clicar em “Novas solicitações” e preencher o formulário, conforme as diretrizes da Portaria nº 10/2023.

Dentre os documentos que devem ser anexados à proposta estão o planejamento/plano de trabalho a ser desenvolvido no período de cinco anos, declaração de que a proponente é uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTMG) ou órgão da Administração Pública Estadual que tenha atividades voltadas à CT&I e estatuto institucional. 

Outras informações sobre o PCRH podem ser obtidas em:

Descrição do programa 

Manual do PCRH 

Dúvidas podem ser encaminhadas pelo Fale Conosco