FAPEMIG lança chamada para fomento à internacionalização

Júlia Rodrigues - 18-05-2023
3269

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) lançou a Chamada 09/2023 - Fomento à Internacionalização das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação do Estado de Minas Gerais (ICTMGs). O objetivo é fortalecer a internacionalização nas instituições considerando suas particularidades e necessidades, por meio do financiamento de projetos institucionais que estimulem e desenvolvam ações de cooperação internacional nas diversas áreas do conhecimento. Serão destinados R$23 milhões para o financiamento dos projetos aprovados. 

"A direção executiva da FAPEMIG identificou a necessidade de retomar iniciativas voltadas para o estímulo à internacionalização da pesquisa em Minas. A chamada 09/23 encaixa-se em tal proposta e traz, como novidade, a possibilidade de projetos que incluam mais de uma instituição", comenta Cynthia Mendonça Barbosa, assessora da diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG.

Além de buscar ampliar as ações de apoio à internacionalização da pesquisa nas ICTMGs, a chamada tem entre seus objetivos específicos: Estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculada à pós-graduação; Promover a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu de Minas Gerais com cooperação internacional; Viabilizar a participação de pesquisadores em congressos, seminários e demais eventos internacionais de caráter técnico-científico.

As propostas devem ser submetidas até o dia 16 de agosto de 2023 e a previsão é que o resultado da análise seja divulgado até 30 de outubro. O edital completo você confere clicando aqui

FOMENTO À INTERNACIONALIZAÇÃO

Em março, a FAPEMIG convidou pró-reitores e representantes das ICTs de Minas Gerais para um debate sobre Internacionalização e Inovação para o Desenvolvimento de Minas Gerais. Na ocasião, Paulo Beirão, presidente da FAPEMIG, comentou sobre as iniciativas que estavam por vir relacionadas ao fomento à internacionalização (veja aqui). As impressões e sugestões coletadas foram importantes para a construção desta chamada que, agora, receberá projetos da comunidade acadêmica para financiamento.

Dúvidas podem ser enviadas via Fale Conosco