Participação em Atividades com Instituições de Cooperação Internacional

Participação em Atividades com Instituições de Cooperação Internacional

Objetivo

Conceder apoio complementar a pesquisadores que tenham obtido apoio parcial de instituições de intercâmbio e cooperação com as quais a FAPEMIG mantenha colaboração técnico-científica.

Requisitos

a) Apresentação do conteúdo do programa de trabalho ou do estágio, evidenciando a relevância, contribuição técnico-científica e a consonância com os interesses da Instituição.

b) Comprovação da obtenção do apoio junto à Instituição conveniada com a FAPEMIG, discriminando os itens e valores que dela serão recebidos. Comprovação da aceitação da Instituição onde será realizado o estágio ou Plano de Trabalho.

c) Ter vínculo com ICTs sediada em Minas Gerais.

d) Apresentar declaração comprobatória da Instituição estrangeira de que o solicitante está apto a se comunicar para os fins propostos.

Clientela

Poderão se beneficiar desta modalidade de apoio, as instituições constantes das categorias do item 1.3 do Manual da FAPEMIG.

Diretrizes Específicas

a) O período de duração do programa de trabalho ou estágio pretendido está limitado ao período de concessão do benefício recebido da instituição parceira da FAPEMIG.

b) Atendimento às condições estabelecidas no Termo de Cooperação firmado entre a FAPEMIG e a instituição de intercâmbio e cooperação em questão.

Despesas Financiáveis

Diárias

Valor destinado a cobrir despesas de hospedagem, alimentação e locomoção para intercâmbio de pesquisadores estrangeiros para instituições sediadas no Estado de Minas Gerais e para estadia de pesquisadores mineiros onde será desenvolvido o plano de trabalho, por um período de até quinze dias. As diárias são limitadas aos prazos estabelecidos nos termos de cooperação a que se subordina o pleito e os valores encontram-se disponíveis no Manual da FAPEMIG.

Mensalidades

Este item cobre períodos de concessão do benefício superiores a quinze dias para a vinda de pesquisadores estrangeiros para instituições sediadas no Estado e para estadia de pesquisadores mineiros onde será desenvolvido o Plano de Trabalho. As mensalidades são limitadas aos prazos estabelecidos nos termos de cooperação a que se subordina o pleito e os valores encontram-se disponível no Manual da FAPEMIG.

Serviços de Terceiros

a) Passagens.

Uma passagem de ida e de volta para pesquisadores com destino à localidade onde será realizado o plano de trabalho.

b) Diversos

Outros itens, desde que previstos nos termos de cooperação e autorizados pela FAPEMIG.

6. Documentos Exigidos

a) Plano de Trabalho detalhado.

b) Comprovante de proficiência no idioma necessário à realização do Plano de Trabalho ou segundo critérios estabelecidos nos Termos de Cooperação.

c) Declaração da instituição conveniada com a FAPEMIG, discriminando os apoios a serem dela recebidos, quando for o caso.

d) Formulário de Participação em Termos de Cooperação da FAPEMIG com instituições de Cooperação Internacional submetido no Sistema EVEREST e preenchido integralmente.

Prazo

A solicitação deve ser feita com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias da data de início do programa de trabalho.

Duração

De acordo com o Termo de Cooperação estabelecido entre a FAPEMIG e a instituição de Cooperação Internacional.

Acompanhamento e Avaliação

a) Formulário Síntese de Resultados ou outro documento equivalente,

b) Documento de avaliação do orientador ou da instituição onde foi realizado o trabalho.

c) Outros instrumentos julgados necessários pela FAPEMIG.

Nota: Qualquer produção científica gerada pelo pesquisador dever-se-á dar crédito ao apoio recebido da FAPEMIG. A não observância desta exigência inabilitará o pesquisador ao recebimento de outros apoios pela FAPEMIG.

 

Outras Informações: Manual da FAPEMIG