Chamadas/ Projetos de Pesquisa

1) Onde encontrar as Chamadas em aberto da FAPEMIG e como submeter minha proposta de projeto?

O pesquisador deve verificar as Chamadas que estão disponíveis no site da FAPEMIG e poderá submeter sua proposta, pelo Everest, naquele em que melhor se enquadrar. Cada Chamada tem sua particularidade e itens de apoios específicos.

As Chamadas abertas podem ser acessadas no link: http://www.fapemig.br/chamadas/

Todas as Chamadas abertas têm seu formulário respectivo no sistema Everest. O coordenador deverá acessar http://everest.fapemig.br/ e digitar o usuário e a senha para acessar o formulário. Logo após, é necessário clicar em "Nova Solicitação" e selecionar a Chamada solicitada.


2) Qual o motivo do indeferimento da minha proposta?

O pesquisador que tiver sua proposta não aprovada terá acesso, por meio do sistema Everest, à justificativa pela não aprovação. Para isso, basta digitar login e senha na plataforma do sistema Everest, clicando, em seguida, em "Acompanhar Processo", no menu esquerdo da página. Para visualizar o motivo da não aprovação, o pesquisador precisará somente clicar sobre o número do processo que aparecerá na tela. Dessa forma, a FAPEMIG mantém sua tradição de informar a razão da não contratação dos demais projetos, sem expor os pareceres individuais, que ficam agora disponíveis exclusivamente ao interessado.


3) Como interpor recurso para as Chamadas de projetos de pesquisa?

Eventuais recursos contra a decisão da Câmara de Assessoramento ou Comissão Especial de Julgamento, relativos a projetos de pesquisa, poderão ser interpostos junto à Presidência da FAPEMIG, no prazo de cinco dias úteis após a publicação do resultado. Lembramos que os recursos deverão ser encaminhados via Correios ou entregues no protocolo da FAPEMIG. A Fundação não aceita recursos enviados por e-mail. No caso dos documentos encaminhados via Correios, a data que conta é a do carimbo dos Correios. Informamos, ainda, que não há formulário específico para interposição de recurso.


4) Como deve ser feita a mudança de coordenador de projetos?

Informamos que, para mudança de coordenador, deverá ser encaminhado, via Correios ou protocolado na Sede da FAPEMIG, o formulário 2.9 devidamente preenchido e assinado por todos os partícipes do projeto, inclusive pelo novo coordenador, além de seu currículo, que deverá ser cadastrado na Plataforma Lattes. Ressaltamos que o coordenador de uma proposta deverá possuir vínculo com a instituição executora e que não é permitida a alteração na coordenação dos projetos aprovados pelo Programa Pesquisador Mineiro (PPM) e nem pelo Programa Primeiros Projetos (PPP).


5) Como solicitar a prorrogação de prazo de execução de um projeto?

Para pedidos de prorrogação de prazo, o interessado deverá encaminhar, via Correios ou protocolar na sede da FAPEMIG, o formulário 2.9, devidamente preenchido e assinado por todos os partícipes do projeto para análise do pleito, além de outros documentos que julgar importantes para análise do pedido, como um relatório das atividades já desenvolvidas, por exemplo. O pedido deve ser feito, no máximo, 60 dias antes do término do projeto. De acordo com o Termo de Outorga, os pedidos encaminhados fora desse prazo não serão analisados.