Prestação de Contas Científica

1) Qual o prazo para entrega do relatório técnico final?

Informamos que, conforme diretrizes da FAPEMIG, o prazo para envio da documentação final, contendo os resultados dos projetos e das bolsas, é de até 60 dias após o encerramento da vigência do projeto.


2) Como solicitar prorrogação do prazo de entrega de relatório técnico final de projetos e bolsas?

Para solicitação de prorrogação no prazo de entrega da documentação final, é necessário enviar oficio à Diretoria Científica da FAPEMIG, com antecedência mínima de 30 dias do encerramento do processo, justificando e informando o prazo necessário para encaminhamento.


3) Como deve ser elaborado o relatório técnico final de projetos de pesquisa?

Informamos que a documentação final a ser enviada para fins de demonstração dos resultados do projeto, prestação de contas científica, é composta por:

1) Formulário Eletrônico de Síntese de Resultados.

2) Produtos Científicos (publicações, resumos de teses e dissertações, artigos, certificados) e/ou tecnológicos (manuais, descrição técnica de produto, fotos).

O Formulário Eletrônico de Síntese de Resultados (FSR) encontra-se disponível em http://everest.fapemig.br .


Informaremos a seguir o passo a passo para submissão de Relatório Final no sistema:

1- Entrar no site FAPEMIG

2- Fazer o login no sistema Everest

3- Passar o cursor do mouse sobre a opção "Solicitações".

4- Clicar na opção "Acompanhar Processos".

5- Selecionar o ano do edital ou o ano de submissão do processo.

6- Clicar no botão "Filtrar".

7- Na listagem apresentada, clicar no ícone da coluna "Relatório Final". O sistema irá abrir automaticamente o Formulário.

8- Preencher o Formulário, anexando os produtos oriundos do projeto.

Lembramos que não é mais necessário o envio de versão impressa, visto que todos os produtos oriundos do projeto devem ser citados e anexados ao FSR. O resumo das atividades desenvolvidas pelo bolsista (quando houver) deverá ser informado em campo específico do Formulário Eletrônico de Síntese de Resultados do projeto.


4) Como deve ser o relatório técnico de bolsas vinculadas financeiramente a projetos de pesquisa (BIC, BAT, BDTI E BGCT)?

Para bolsas vinculadas financeiramente a projetos de pesquisa, deverá ser informado, pelo coordenador do projeto, o resumo das atividades desenvolvidas pelo (s) bolsista (s) em campo específico do Formulário Eletrônico de Síntese de Resultados (FSR) do projeto de pesquisa, a ser preenchido no sistema Everest.



5) Como deve ser o relatório final das bolsas individuais (Pós-doutorado, BIPDT – Bolsa de incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico – bolsa de pesquisador visitante, bolsa de especialista visitante e DCR – bolsa de desenvolvimento científico regional e bolsa de doutorado sanduíche)?

Informamos que a documentação final a ser enviada para fins de demonstração dos resultados da bolsa, prestação de contas científica, é composta por:

1) Demonstrativo de Resultados de Bolsa.

2) Produtos científicos (publicações, resumos, artigos, certificados) e/ou tecnológicos (manuais, descrição técnica de produto, fotos).

O "Demonstrativo de Resultados de Bolsa" encontra-se disponível no sistema Everest http://everest.fapemig.br/ e deve ser preenchido pelo coordenador da bolsa. É preciso entrar na opção “Acompanhar Processos” e selecionar o ano da solicitação. Na frente do número do projeto, existe um ícone de Relatório Final, é só clicar e preencher. Os produtos deverão ser enviados como anexo desse Formulário Eletrônico.