Eventos

O que são Eventos de Caráter Científico e Tecnológico?

São eventos no qual a principal atividade é a apresentação e discussão de resultados recentes de pesquisas por parte dos próprios autores desses trabalhos. Podem ter como propósito uma área específica do conhecimento, que pode ser ampla ou restrita. Pode abranger um público local, regional, nacional ou mundial.

O seu porte normalmente depende da amplitude do tema, do número de pesquisadores trabalhando na área do conhecimento coberta, e da abrangência do evento. Eventos tracionais, eventos realizados com regularidade e reconhecidos como os principais de suas áreas, tendem a ter um grau de amadurecimento maior e serem identificados pela comunidade de pesquisadores da área como a instância mais apropriada para divulgar e discutir seus trabalhos.

Cursos, mesmo os avançados e de alta qualidade, não se enquadram nesta definição.



O que é abrangência de um evento?

Quanto à abrangência, os eventos podem ser locais, regionais, nacionais e mundiais:

  • Evento Mundial: Eventos promovidos por sociedades científicas ou tecnológicas mundiais, sediadas ou não no Brasil, que tenha como sede diferentes países a cada edição, ou Eventos promovidos por entidades de âmbito internacional e que tenham em sua Comissão Organizadora ou Comitê Científico representantes de instituições estrangeiras reconhecidas internacionalmente, palestrantes/conferencistas com produção científica ou atuação acadêmica reconhecida e público provenientes de instituições estrangeiras. A presença de participantes internacionais, além dos convidados, deve ser significativa.
  • Evento Nacional: Eventos de entidades nacionais que tenham na composição de sua Comissão Organizadora e de seu Comitê Científico representantes de diferentes instituições nacionais de qualidade reconhecida, bem como palestrantes/conferencistas convidados provenientes de instituições nacionais, de diferentes estados do país. A participação de pesquisadores de diferentes regiões do Brasil é esperada.
  • Evento Regional/Mineiro: Eventos promovidos por instituições de diferentes regiões e que promovam a integração de diferentes programas ou pesquisadores que atuem acerca do mesmo tema. O evento deve ser voltado para a participação de pesquisadores da região abrangida ou do estado de Minas Gerais.
  • Evento Local: Eventos de menor porte, de abrangência de uma ou mais instituições da mesma localidade, organizados por pesquisadores destas localidades.


1) Quais as modalidades de apoio a eventos disponibilizadas pela FAPEMIG?

As modalidades de apoio a eventos disponibilizadas pela FAPEMIG e as diretrizes afins podem ser verificadas na página 26 do Manual da FAPEMIG

Manual da FAPEMIG


2) Como posso acompanhar o andamento da solicitação para participação ou organização de eventos?

O acompanhamento do pedido de apoio para Participação ou Organização de Eventos deve ser feito via sistema EVEREST.

3) Como pedir reanálise de um processo de participação de eventos?
As solicitações de reanálise para as modalidades de apoio a eventos devem ser encaminhadas para o e-mail ci@fapemig.br, juntamente com ofício assinado, contendo o número do processo, o nome do solicitante e a justificativa/motivos para uma nova análise


4) Qual o prazo para solicitação de participação em eventos?

O prazo para solicitação de participação coletiva e individual em Eventos é de até 60 dias que antecedem ao evento.

5) Como pedir apoio para organização de eventos?

As solicitações de apoio para a modalidade “Organização de Eventos de Caráter Científico que ocorrerão em 2017, deverão ser submetidos à Chamada FAPEMIG 12/2016 – Organização de Eventos, que se encontra disponível neste link.

 

6) Qual o prazo para envio da carta de aceite?

A carta de aceite pode ser enviada para o e-mail ci@fapemig.br até 20 dias antes do início do evento. No caso de Participação Coletiva, as cartas de aceite devem ser encaminhadas em um único arquivo, formato PDF, compatível com o sistema Everest, na ordem dos trabalhos cadastrados no formulário Everest, até 20 dias antes do início do evento, junto ao número do processo, para verificação do Departamento responsável; do contrário a solicitação será cancelada. Caso não envie todas, os beneficiários das cartas faltantes não poderão receber o apoio.

 

7) Como solicitar o cancelamento de processo de participação em eventos?

As solicitações de cancelamento devem ser encaminhadas para o e-mail ci@fapemig.br , juntamente com ofício assinado, contendo o número do processo, o nome do coordenador/solicitante e a justificativa/motivos do cancelamento.

 

8) Como pedir alteração na data de realização do evento?

​Para alteração na data de realização do evento é necessário que o coordenador do processo envie para o e-mail ci@fapemig.br a nova data, com justificativa e o número do processo para análise do setor responsável.