Semana Professor Marcos Pinotti de Engenharia Mecânica e Inovação

Compartilhe

Diogo Brito

Começou hoje, 22, às 9h, a primeira edição da Semana Professor Marcos Pinotti de Engenharia Mecânica e Inovação (SEMMAP). A cerimônia de abertura do evento foi realizada no auditório da Escola de Engenharia da UFMG e contou com a presença de várias autoridades de CT&I. O Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Evaldo Vilela, o Subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino (Sectes), Leonardo Dias, e representantes de áreas diversas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), como os pesquisadores Gilberto Medeiros, Alessandro Fernandes Moreira, Márcio Ziviani, Fabrício José Pacheco, Rudolf Huebner e João Carlos Serafim fizeram parte da mesa de abertura da solenidade.

Na ocasião, Evaldo Vilela enfatizou a importância de iniciativas como estas para despertar o desejo por empreender e quebrar certos paradigmas que conduzem os jovens estudantes a entrar no mercado de trabalho logo após sua formatura. “Novas ideias geram novas oportunidades e isto propicia que estes jovens não vejam somente as grandes empresas como opções de inserção no mercado de trabalho. A possibilidade de criar o próprio negócio possibilita que eles sejam protagonistas de sua própria história”, pontua. Ziviani ainda completa “ A minha geração era focada em entrar em empresas de grande porte, logo após a formatura. Hoje, a Universidade tem que ir além e possui o papel primordial de despertar nos futuros profissionais muito mais do que o desejo de se tornarem empregados de multinacionais, ela necessita dar suporte também para o desenvolvimento do empreendedorismo nesta nova geração”, declara.

Foi exatamente isso que motivou o estudante de Engenharia de Controle e Automação da UFMG, João Pedro Miranda Marques, a participar da solenidade. Calouro de graduação, João conta que deseja trabalhar com automação residencial e que em um mercado tão restrito aqui em Belo Horizonte, ampliar a percepção e já ter como referência pesquisas em execução ou a serem executadas, possibilita criar e construir projetos com potencial de implantação futura. “ Não conheci o Pinotti, mas acredito que essa iniciativa vai possibilitar trocar ideias, conhecer projetos e saber o que e como posso empreender na minha carreira profissional”, declara o estudante. Já para o estudante de Engenharia Elétrica da UFMG, Denis Augusto Gaillac, promover a discussão e ter ciência sobre o que acontece no Estado é fundamental para promover a construção coletiva e uma transformação acadêmica. Entretanto, eventos deste nível ainda são limitados e precisam ser mais difundidos. “Os próprios alunos e sociedade sofrem com a falta de divulgação e de iniciativas como estas. Percebo que várias oportunidades ficam limitadas a grupos específicos. É preciso popularizar a CT&I e empreender mais”, ressalta Denis.

 

Sobre a Semana

A Semana reunirá alunos de graduação e pós-graduação em engenharia mecânica e áreas relacionadas, professores, investidores, pesquisadores e profissionais de empresas do setor produtivo e de prestação de serviço. Serão realizadas palestras sobre temas como carros elétricos e engenharia biomédica, cursos, minicursos e workshops que abrangem desde impressoras 3D até tendências de mercado e o perfil do profissional de engenharia mecânica, além de visitas técnicas e feira de exposições

O principal objetivo do evento é promover e acelerar o desenvolvimento da engenharia mecânica no estado de Minas Gerais com base em conceitos e processos inovadores, que incluem internet das coisas – conexão de dispositivos eletrônicos utilizados no cotidiano, como aparelhos eletrodomésticos, à internet – e Indústria 4.0, também chamada de quarta revolução industrial, que engloba tecnologias de automação e troca de dados e se vale de conceitos de computação em nuvem e sistemas ciberfísicos.

A inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser acessadas neste link.