Gêmeos ganhadores do Bom Exemplo visitam a FAPEMIG

Compartilhe

 Foto: Diogo Brito

No dia 25 de maio, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) recebeu uma visita ilustre: os gêmeos Jeiel Junio Silva Santos e Junio Gabriel Silva Santos, ganhadores do prêmio Bom Exemplo 2017, na categoria cidadania. Os jovens de 17 anos desenvolveram o aplicativo Sustentabilizando, que busca apoiar na economia de recursos naturais do planeta, como a redução do consumo de água e energia elétrica.

Os irmãos sempre estudaram em escolas públicas de Betim e desenvolveram o gosto por programação a partir de um curso técnico que fizeram no Senai-MG, entre 2015 e 2016. A partir disso, participaram de um programa de menor aprendiz onde foram desafiados a desenvolver um aplicativo com tema sustentabilidade. “Uma das funções mais usadas no nosso aplicativo é o cálculo de gasto durante o banho, mas descobrimos que tem professores que estão usando os joguinhos sobre reciclagem que disponibilizamos no aplicativo também. É muito bom saber que o conteúdo está sendo útil”, cita Jeiel.

Embora tenham tido poucas aulas de desenvolvimento durante o curso, as lições foram importantes para descobrirem que gostavam realmente de programar para Android. Antes da inscrição do prêmio, o aplicativo tinha 200 downloads na GooglePlay, com a divulgação do processo como finalistas e, em seguida, como vencedores, os downloads já ultrapassaram 12.500.

O prêmio também abriu portas para outra oportunidade: eles foram convidados a participar de duas semanas de imersão com a equipe de aceleração do FIEMG Lab – programa de aceleração de startups para criar negócios de sucesso e inspirar a indústria e a economia mineira. Além de diagnóstico do negócio, validação do produto e desenho de um plano de metas para o aplicativo, os gêmeos terão acesso ao coworking e aos eventos do programa. Eles também terão contato com o networking da rede FIEMG Lab Community, comunidade formada por todas as startups que já passaram pelo programa.

Incentivo à programação

A FAPEMIG desenvolve um projeto que vai ajudar jovens como Jeiel e Júnio a traçarem caminhos possíveis a partir do conhecimento de programação. O CodeLife representa essa tentativa de permitir que os jovens conheçam e façam parte desta nova linguagem que será fundamental para o mercado de trabalho. A partir da conversa com diversos alunos, a Fundação percebeu que os jovens interagem com a tecnologia de diversas formas, mas os jogos sempre conseguem prender a atenção deles, por isso a estratégia é disseminar o aprendizado da programação através de desafios e recompensas por meio de uma plataforma virtual. Acesse a SplashPage do Projeto e conheça um pouco mais a iniciativa.

Os irmãos conheceram a iniciativa e aproveitaram para fazer um vídeo com um convite especial!