Inauguração do prédio do Centro de Ciências da UFJF

Compartilhe

Divulgação Centro de CiênciasPróximo a completar onze anos de trajetória, o Centro de Ciências da UFJF, inaugura hoje, dia 3 de julho, o seu novo espaço. O evento começará às 19h e contará com a participação do Reitor e de Pró-Reitores da Universidade, além da oportunidade de conhecer algumas áreas já em funcionamento.

Inaugurado em agosto de 2006, o Centro de Ciências atuou durante dez anos em um prédio anexo ao Colégio de Aplicação João XXIII. Durante esse período, o Centro promoveu inúmeras ações de divulgação e popularização da ciência, como cursos, palestras, jornadas de divulgação científica, noites de observação astronômica e diversas exposições interativas, atingindo cerca de 130 mil visitantes de Juiz de Fora e toda região.

Com três mil metros quadrados distribuídos em quatro andares, o Centro oferecerá diversas atividades para os visitantes. O novo espaço do Centro de Ciências é composto por três auditórios, quatro laboratórios de ciências, dois salões de exposições, sala de informática, oficina, a exposição da Tabela Periódica Interativa, Espaço Interativo do Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira e o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana Prof. Franz Hochleitner. Nos salões, estarão disponíveis, já a partir da inauguração, as exposições “Energia Nuclear” e “Aprenda Brincando”, sendo esta última composta por 22 experimentos de física que permitem a participação direta do visitante na investigação dos conceitos envolvidos. O funcionamento do Planetário será disponibilizado apenas no próximo semestre.

Seguindo sua tradição de disseminação da ciência, o Centro se estende para além da Universidade e será disponibilizado para visitações de todos os interessados em descobrir diversos aspectos do conhecimento científico de forma interativa. Excepcionalmente neste mês de julho, o espaço receberá apenas visitas espontâneas da população, conforme o horário a seguir. A partir do dia 1º de agosto, as agendas estarão abertas para marcação de visitas, que devem começar no dia 7 do mesmo mês. Confira o horário de funcionamento aqui.