Forte presença na SBPC

Compartilhe

A FAPEMIG irá ter presença marcante na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Além do tradicional estande com uma série de atividades (veja aqui), a FAPEMIG participará diretamente de conferências e mesas-redondas sobre importantes temas atuais ligados à pesquisa científica e inovação. A SPBC acontece de 16 a 22 de julho, na Universidade Federal de Minas Gerais, (UFMG), no Campus Pampulha.

O presidente da instituição, Evaldo Vilela, será o coordenador da mesa-redonda “Inovação e Transformação Social Econômica”, no qual participarão os professores Eduardo da Motta e Albuquerque (UFMG) e Carlos Alberto Arruda de Oliveira, da Fundação Dom Cabral (FDC). Na ocasião, o debate vai abordar o papel crucial da inovação para o desenvolvimento econômico das nações, apresentando a absoluta e urgente necessidade do Brasil em tornar sua indústria mais competitiva. Na ocasião, o presidente da FAPEMIG discorrerá sobre o papel dos governos na implementação da inovação.

Segundo o professor Albuquerque (UFMG), trata-se de um tema extremamente oportuno, posto que combina inovação e transformação econômica e social. “A relação entre elas é complexa e multidimensional. Para dar conta dos desafios colocados perante a população mundial, é necessário que a dinâmica inovativa seja reorientada pela necessidade de transformação econômica e social”. Para ele, um primeiro passo seria buscar articular o fortalecimento do emergente sistema internacional de inovação com a construção de um sistema internacional de bem-estar. “Assim, essa combinação pode servir para redefinir prioridades do uso dos enormes recursos de ciência e de tecnologia para a resolução desses desafios”, observa.

Startups
Além dessa mesa-redonda, Vilela será conferencista sobre o tema “Sistemas de Inovação e Startups: Geração e Transferência de Tecnologia”. Na conferência, ele vai abordar como o Brasil, que ocupa uma posição de destaque no conhecimento, pode transferí-lo para empresas mudarem de patamar tecnológico. “As startups que trouxeram uma mudança de paradigma no processo de industrialização global, tem sido um modo efetivo de transbordamento de conhecimentos e tecnologias para o mercado”, acredita.

Durante sua conferência, será lançado novo edital do Programa FIEMG LAB, o FIEMG LAB Acelera Mestrado e Doutorado. Parceria entre o sistema Fiemg, a FAPEMIG, a Sedectes e o Sebrae Minas, o programa oferece residência temporária e exclusiva para times acadêmicos de universidades de Minas Gerais. As regras serão apresentadas na ocasião.

De acordo com Evaldo Vilela, ter novamente a SBPC em Minas Gerais em um momento de recursos escassos para a pesquisa no Brasil é emblemático pela junção de forças. Segundo ele, Minas é o Estado que tem a maior representação do ensino superior federal e algumas das mais avançadas redes de pesquisa. “Com a união de forças, certamente conseguiremos convencer nossos políticos e a sociedade em geral de que sem ciência forte, simplesmente não teremos futuro como um país soberano e feliz”, acredita.

Educação e Divulgação Científica em pauta

O diretor  de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, participará de duas atividades.  Ele fará uma palestra dentro das atividades organizadas pelos Clubes de Ciência Brasil com o tema “FAPEMIG e oportunidades de pesquisa no ensino médio (Bic-Jr) e graduação”. No dia 18/7, estará na mesa-redonda “A avaliação no sistema nacional de pós-graduação, uma atividade do 5º Salão Nacional de Divulgação Científica organizado pela Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG).

A assessora de comunicação e coordenadora do programa de comunicação científica da FAPEMIG, Vanesssa Fagundes, participa, no dia 18/7, da mesa redonda “Novos Caminhos da Divulgação Científica”. A proposta é apresentar experiências de sucesso na área da divulgação científica, que se destacam pela criatividade ou pela abordagem inovadora. "A intenção é inspirar novos projetos além de discutir dificuldades que são comuns nessa área. Nesse sentido, vou apresentar a Rede Mineira de Comunicação Científica, um projeto que tem por objetivo fortalecer as iniciativas de DC no Estado”, afirma. No sábado (22), ela faz a palestra “Minas Faz Ciência - Divulgação e Popularização da Ciência”.


Confira a participação da FAPEMIG na SBPC:

  • Segunda-feira (17), 13h às 14h - "FAPEMIG e oportunidades de pesquisa no ensino médio (Bic-Jr) e graduação". (Clube da Ciência Brasil). Palestrante Paulo Sérgio Lacerda Beirão (FAPEMIG)

  • Segunda-feira (17), 15h30 às 18h – "Inovação e Transformação Social e Econômica" (SBPC Inovação). Coordenador e palestrante: Evaldo Ferreira Vilela (FAPEMIG) Palestrantes: Eduardo da Motta e Albuquerque (UFMG), Carlos Alberto Arruda de Oliveira (FDC) e Luiz Antônio Rodrigues Elias (Ex-Secretário Executivo do MCT)

  • Terça-feira (18), 10h às 12h - "A Avaliação no Sistema Nacional de Pós-Graduação". Palestrantes: Ildeu de Castro Moreira (SBPC), Paulo Sérgio Lacerda Beirão (UFMG/FAPEMIG), Maria Zaira Turchi (Presidenta do CONFAP/FAPEG
  • Terça-feira (18), 10h30 às 12h – "Sistemas de Inovação e Startups: Geração e Transferência de Tecnologia" (SBPC Inovação). Conferencista: Evaldo Ferreira Vilela (FAPEMIG) Apresentador: Glaucius Oliva (IFSC)
  • Terça-feira (18), 15h30 às 18h – "Novos Caminhos para a Divulgação Científica". Coordenador e palestrante: Vanessa Oliveira Fagundes (FAPEMIG) Palestrantes: Ennio Candotti (SBPC/MUSA) e Natalia Pasternak Taschner (USP)
  • Quinta-feira (20), das 15h30 às 18h00 – "Segurança Alimentar Sustentável e o Papel da Agricultura e Pecuária" .Coordenador: Marinaldo Divino Ribeiro BS/UFG). Palestrantes: Leonidas Carrijo Azevedo Melo (UFLA), Iran Borges (UFMG) e Evaldo Ferreira Vilela (UFV/SEB/FAPEMIG)
  •  Sábado (22), das 11h às 11h30 – Minas Faz Ciência – Divulgação e Popularização da ciência. Palestrante: Vanessa Oliveira Fagundes (FAPEMIG)

 

 

Téo Scalioni