Fiemg Lab, em parceria com a FAPEMIG, lança edital para startup

Compartilhe

Crédito: Comunicação Fiemg

Em parceria com a FAPEMIG, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) lançou o Programa FIEMG Lab Acelera Mestrado e Doutorado. Esta é a primeira vez que uma Fap apoia um programa de cultura startup dedicada ao meio acadêmico e as inscrições para participar seguem até o dia 28 de agosto no site.

O presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela, esteve no lançamento, apoiou a originalidade da ação e ressaltou os benefícios que a mesma pode proporcionar para a sociedade “A ciência tem que ser usada para gerar o bem social e não aumentar o currículo lattes. É preciso transferir a tecnologia para o mercado e a startup é uma ótima alternativa para isto”, enfatiza. As equipes (formadas por pessoas físicas ou jurídicas) devem ter tecnologia ou desenvolvimento tecnológico de alto impacto, criados em universidades e que apresentem solução para problema relevante ou seja uma inovação aplicável. Serão selecionados quatro times acadêmicos para passarem por um trabalho de “aceleração” por seis meses.

Estes times devem ter pelos menos dois integrantes, sendo que, pelo menos um deve estar cursando Mestrado ou Doutorado. Os selecionados receberão bolsa mensal, uso da estrutura e infraestrutura do coworking do FIEMG Lab; diagnóstico de maturidade feito por especialistas; conexões acadêmicas e com empresas, investidores potenciais e de mercado dentre outros. Para o coordenador do Fiemg Lab, Fábio Veras, é preciso criar meios de aproximar a indústria da sociedade e esta parceria com a FAPEMIG é fundamental “ Depois de financiar a pesquisa básica e aplicada, a Fundação dá um salto e apoia a chegada ao mercado dos modelos de negócios que possuem origem na Universidade e isto é muito promissor para o Estado ”, complementa.Você pode conferir a entrevista completa do Fábio Veras aqui.

Os resultados da seleção serão divulgados no site http://www.fiemglab.com.br