Conheça as pesquisas que estarão na Inova Minas 2017

Compartilhe

Diogo Brito

Análise econômica da aplicação da telessaúde na triagem da retinografia diabética, desenvolvimento de um simulador para treinamento de cadeirantes em ambiente virtual, elaboração de kit diagnóstico diferencial para a doença de Chagas e Leishmaniose e sistema de irrigação que economiza água, energia elétrica e aumenta a produtividade das lavouras. Essas e muitas outras pesquisas serão apresentadas ao público na 3ª edição da mostra Inova Minas FAPEMIG.

Os 40 projetos foram escolhidos entre 140 inscritos e representam o que é produzido nas universidades e centros de pesquisa do Estado. . As pesquisas são das mais variadas áreas do conhecimento, como ciências agrárias, biológicas, saúde, exatas e da terra, humanas, sociais aplicadas, engenharia, entre outras. Além de conhecer os trabalhos, quem passar pela Praça da Liberdade nos dias 15, 16 e 17 de setembro também poderá conversar com as equipes e saber mais sobre os trabalhos.

Confira a lista completa de projetos que serão apresentados aqui.

Seleção

Ao todo, foram recebidos 140 pitches (vídeos curtos) de projetos desenvolvidos por instituições de todo o Estado. Os trabalhos foram avaliados por uma equipe técnica, que observou critérios como a relevância dos resultados da pesquisa, criatividade na apresentação e a capacidade do pesquisador de explicar o projeto para o público leigo.

A Mostra vai acontecer simultaneamente em cinco espaços que fazem parte do Circuito Liberdade: Memorial Minas Vale, MM Gerdau, Espaço do Conhecimento UFMG e Hub Minas Digital. A Alameda da Educação, rua em frente a esses espaços, também será ocupada por caminhões de ciência e competições. Em breve, a programação completa com o horário de todas as atrações estará disponível.

Confira as atrações já confirmadas:

•Mostra de Resultados - Cerca de 40 equipes de pesquisadores, de diferentes universidades e centros de pesquisa de Minas Gerais, estarão neste espaço apresentando os resultados de suas pesquisas à população, explicando seus projetos e dialogando com o público.

•Exposição de projetos das Redes de Pesquisa de Minas Gerais e dos Institutos Nacionais de C&T

•Caminhões da Ciência: Museu Itinerante Ponto UFMG; Projeto Ciência Móvel (EPAMIG); Espaço Maker (SENAI). Os caminhões estarão distribuídos pela Alameda da Educação, mostrando seus experimentos, brinquedos interativos, resultados de pesquisas e produtos, permitindo à população o acesso a pesquisadores que poderão tirar dúvidas e atendê-los neste espaço.

Sobre a mostra:

  • Dias: 15,16 e 17 de setembro de 2017.
  • Local: Circuito Cultural da Praça da Liberdade.

Programação e mais informações: inovaminas.fapemig.br