Capacitação na área de Ciências Agrárias

Compartilhe

Iasmine Ramos Zaidan
Entre os dias 7 e 12 de agosto, cerca de 250 estudantes das mais diversas áreas se reuniram na Universidade Federal de Viçosa (UFV) para a 1ª Semana de Software aplicado a Ciências Agrárias. A iniciativa surgiu da necessidade de capacitar os futuros engenheiros e agrônomos a utilizar a tecnologia na condução das pesquisas das mais diversas vertentes e melhorar a qualidade e produtividade das lavouras, dos rebanhos e dos produtos agroindustriais.

Na abertura do evento estiveram presentes o vice-reitor da UFV, João Carlos Cardoso Galvão, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Luiz Alexandre Peternelli, dentre outros representantes da Universidade. Programas como ArcGIS, R, NeuroForest, Genes, QGIS, MINITAB, NutriCalc, foram alguns dos apresentados e lecionados, o que possibilitou aos pesquisadores mineiros explorar as possibilidades de atuação e definir quais programas são os mais apropriados para cada necessidade. De acordo com Rafael Tassinari, coordenador da Semana, este contato é primordial para aproximar os futuros pesquisadores e profissionais das facilidades que as plataformas tecnológicas, algumas gratuitas, possibilitam. “Via de regra, os estudantes precisam realizar análises de seus experimentos e isto seria impossível de ser feito manualmente, em função do grande volume dos dados gerados nas pesquisas”, explica Tassinari.

E para quem não tem facilidade com a linguagem destes sistemas, o NutriCalc, por exemplo, é muito utilizado para a recomendação de adubação e fertilização, que tem consequência direta na ampliação da produtividade agrícola e, por conseguinte, na qualidade dos produtos alimentícios servidos aos consumidores finais. A perspectiva é que em 2018 o evento se transforme em uma Mostra com workshop de softwares, redução de tempo do anonimato de um programa novo e apresentação de mais opção livres e gratuitas.