Copa Inova Minas FAPEMIG

Compartilhe

 

Minas Faz Ciência

Durante a Inova Minas FAPEMIG, acontecerá, pela primeira vez em Belo Horizonte, uma competição oficial de cubo mágico, registrada na Associação Brasileira de Cubo Mágico e válida para a classificação no World Cube Association (WCA). Serão sete categorias de disputa e qualquer pessoa pode participar. As inscrições devem ser feitas, até o dia 12 de setembro, aqui.

Além do torneio ser classificatório para o ranking mundial, os três primeiros competidores, da categoria 3X3, vão levar para casa uma quantia em dinheiro. Na oportunidade, o público também poderá participar de oficinas ministradas pelo recordista sul-americano, Pedro Roque, e conhecer as diversas modalidades e formas geométricas que esta atividade propicia.

De acordo com Pedro, um dos segredos para resolver esse quebra-cabeça é pensar a resolução como se fosse um prédio, camada por camada, de baixo para cima, até tudo ser resolvido. Desta forma, segundo o recordista, é possível perceber como o raciocínio lógico e a Matemática são aplicados. “ A partir do momento que você aprende a resolver este quebra-cabeça, a sua noção de lógica na resolução de problemas fica apurado”, explica. Uma alternativa para aprender, entender dilemas matemáticos como geometria espacial, análise combinatória, probabilidade e se divertir.

Sobre a World Cube Association:

A World Cube Association (WCA) regula competições de todos os quebra-cabeças chamados Rubik, e outros quebra-cabeças que são jogados girando-se os lados, os chamados twisty puzzles. O mais famoso deles é o Rubik's Cube (Cubo Mágico ou Cubo de Rubik), inventado pelo professor Erno Rubik, da Hungria. A WCA organiza competições em todo o mundo, apoiada por organizações regionais, responsáveis por organizar competições em seus países. Mais informações: www.worldcubeassociation.org