Pesquisadores de diferentes áreas analisam as bases éticas da investigação científica

Compartilhe

Ética é uma referência para podermos viver juntos em sociedade. Segundo Cortella, representa um conjunto de princípios e valores que orientam a nossa conduta e valores, como dignidade, liberdade, autonomia e cidadania. Ela pode ser representada por um dilema cada vez mais comum em tempos cada vez mais competitivos e imediatistas: "Eu quero e posso, mas eu devo?". Vivida no dia a dia, esta situação é especialmente significativa para quem atua nas áreas da saúde e da pesquisa.

Os problemas éticos resultantes das manipulações com seres vivos são tratados pela bioética. Seus fundamentos têm natureza prática, como beneficência, autonomia e justiça e constituem o referencial teórico que justifica as normas, princípios e condutas explícitas previamente estabelecidas, aplicadas ao exercício profissional nessa área.

Se este assunto te interessa, você não pode perder a aula inaugural da disciplina “Tópicos Transversais de Pós-Graduação: Bioética”, e será ministrada por cinco professores, da Biologia, do Direito e da Filosofia, assim como pelos coordenadores do Comitê de Ética em Pesquisa (Coep) e pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).

Aberta à participação de todos, a primeira aula vai tratar sobre os “Fundamentos da ética na pesquisa científica - Reflexões sobre ética e bioética”, e acontece no dia 3 de outubro, no auditório 3 do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB), na Pampulha, a partir das 14h.

A aula vai discorrer sobre responsabilidades com as pessoas com quem trabalhamos e que dependem de nosso conhecimento e prática profissional, resume o professor Marcos Horácio, coordenador do NAPG e do evento. “Acredito que este seja um tema importante para todos nós que atuamos na área da pesquisa, especialmente nas áreas da saúde e das ciências da vida”, declara.

Afinal, a palavra ética vem do grego “ethos” e designa a morada humana, como algo que é construído, que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma moradia saudável, remetendo ainda a “modo de ser”, “caráter”.

 

SERVIÇO

  • Dia: 3/10/2017
  • Horário: 14h
  • Local: Anfiteatro 3 - ICB UFMG
  • Campus Pampulha da UFMG

 

Mais informações:napg@icb.ufmg.br