Divulgação científica: novos horizontes

Compartilhe

O livro digital, Divulgação científica: novos horizontes, lançado em setembro deste ano, na Inova Minas FAPEMIG, está disponível para download e já pode ser baixado por meio deste link. A publicação é resultado do trabalho e das discussões realizados no âmbito do projeto Minas Faz Ciência, entre janeiro de 2014 e dezembro de 2016. Ao todo, são dez artigos, assinados por 13 profissionais, que discutem as possibilidades sobre a divulgação da ciência. A obra é dividida em duas partes.

Na primeira, são apresentadas análises sobre os veículos de comunicação e as mídias sociais do projeto, além de um artigo sobre a utilização estratégica do design nas ações de divulgação científica. A segunda parte traz questões mais amplas relacionadas à comunicação da ciência e suas possibilidades em diferentes plataformas, como rádio e internet, por exemplo.

O prefácio é assinado por Yurij Castelfranchi, professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da Universidade Federal de Minas Gerais. “Este livro, em sua variedade de abordagens, de temas e de ideias novas, é extremamente útil para o profissional da comunicação e fornece uma contribuição, tão necessária, à literatura acadêmica sobre comunicação pública da ciência e da tecnologia”, afirma.

Sobre o livro

Publicação da Mazza Edições, com financiamento da FAPEMIG, o e-book integra a Série Diálogos, da Coleção Pensar a Educação Pensar o Brasil, que publica textos voltados para o fortalecimento do intercâmbio entre professores da educação básica e pesquisadores das diversas áreas da educação.

Minas Faz Ciência

Desde 2011, o Programa de Comunicação Científica, Tecnológica e de Inovação (PCCT) da FAPEMIG promove discussões sobre a comunicação da ciência, seus limites e possibilidades, além de contribuir para uma cobertura jornalística de qualidade. Os profissionais envolvidos trabalham na geração de produtos de comunicação diversos (revista e blog Minas Faz Ciência, podcast Ondas da Ciência, pílulas de vídeo Ciência no Ar, peças de design e eventos). O Programa estimula, ainda, discussões teóricas e acadêmicas acerca da comunicação pública da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Pensar a Educação Pensar o Brasil

Desenvolvido por docentes e discentes da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), o projeto envolve ações de ensino, pesquisa e extensão que buscam refletir sobre o lugar da educação no âmbito dos projetos de Brasil delineados ao longo de nossa história.