Conexão Minas/Peru

Compartilhe

Vivian MagalhãesDe hoje, dia 5 de outubro, até amanhã, dia 6, acontece na escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, o Workshop FAPEMIG-PUCP: promovendo pesquisa conjunta com o Peru. A iniciativa é voltada a pesquisadores das áreas de Microeletrônica; Reconhecimento de Padrões e Inteligência Artificial Aplicada; Telecomunicações Rurais; Robótica Aplicada e Biomecânica; Bioengenharia e Engenharia e Preservação de Patrimônio Arquitetônico. O objetivo é ampliar a rede de cooperação entre os pesquisadores de Minas Gerais e do Peru, promover a interação entre as linhas investigadas e ações que possibilitem a troca de ideias e conhecimento entre as partes.

De acordo com o presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela, fomentar parcerias e a internacionalização de pesquisas é muito importante para ampliar o desenvolvimento da Ciência e esta será uma das prioridades da Fundação para 2018. “ Possuímos a tradição deste tipo de cooperação com países do Reino Unido e esquecemos, por vezes, dos nossos vizinhos da América Latina. Precisamos inovar e mudar este cenário”, comenta. Da rodada de discussões, que termina amanhã, dia 6, sairá um documento que será a base para a formulação de uma Chamada Pública de acordo internacional, a ser lançada em 2018, para a promoção de ações em conjunto entre Peru e Minas Gerais. Evento similar está previsto para ocorrer no Peru, no primeiro semestre de 2018.

Na oportunidade, estiveram presentes, além dos pesquisadores mineiros e peruanos, o Superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), Euler Darlan, que apresentou o Núcleo Mineiro de Internacionalização do Ensino Superior ( Numies) e explicou sobre seus objetivos e diferenciais “O projeto busca formas de incentivar processos de internacionalização e criar formas de empregar, da melhor forma possível, os recursos públicos. Trabalhamos em rede e não somente com uma instituição, este é um dos principais diferenciais da proposta”, complementa.

Sobre a rodada de discussões:

Hoje, os pesquisadores da PUCP e alguns do Estado farão apresentações sobre os temas destacados abaixo. Já amanhã, dia 6, os pesquisadores terão a manhã livre para visitas a instituições e laboratórios. Na parte da tarde, haverá sessões de workshop por tema, para conversas sobre projetos de pesquisa futuros. E, logo depois, os grupos de cada tema poderão apresentar as ideias levantadas nas discussões em uma sessão de encerramento.

Confira os assuntos abordados:

  • Microeletrônica
  • Reconhecimento de Padrões e Inteligência Artificial Aplicada
  • Telecomunicações Rurais
  • Robótica Aplicada e Biomecânica
  • Bioengenharia - Análise de Engenharia Avançada e Monitoramento de Estruturas de Patrimônio