UFMG abre seleção para Especialização em Ensino de Ciências

Compartilhe

Professores e licenciados nos cursos Física, Química, Ciências Biológicas ou Ciências da Vida e da Natureza interessados em aprimorar sua formação poderão participar da seleção para alunos da especialização em Educação em Ciências, ofertada pelo Centro de Ensino de Ciências e Matemática (Cecimig) da Faculdade de Educação da UFMG em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed/UFMG).

Gratuito e na modalidade semipresencial, a maior parte de suas atividades ministrada a distância e alguns encontros presenciais, realizados, preferencialmente no campus Pampulha da UFMG, em Belo Horizonte, e, eventualmente, nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos municípios de Contagem, Lagoa Santa e Sete Lagoas. Ao todo, serão ofertadas 150 vagas – 50 para cada cidade.

O curso tem duração de dois anos, carga horária de 450 horas, e sua estrutura curricular incluirá disciplinas como "Leitura e produção de textos científicos", “Desenvolvimento de Projetos em Ensino de Ciências”, "História e Filosofia das Ciências", Formação e Desenvolvimento de Conceitos” e “Instrumentação para o Ensino de Astronomia”.

“O CECi é uma oportunidade de formação para os professores de ciências da natureza, das disciplinas de física, química e biologia, a partir de uma reflexão sobre a prática do ensino, baseada em teorias contemporâneas sobre a educação em ciências e sob uma abordagem interdisciplinar”, explica Marina Fonseca, uma das professoras da especialização.

Os interessados deverão se inscrever, de 23 de outubro às 17 horas do dia 6 de novembro, por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no site do Caed, www.ead.ufmg.br, ao qual deverão anexar a documentação listada no edital de seleção, num único arquivo, em formato PDF e com até 8 MB.

 A seleção será feita por meio de prova escrita, aplicada no dia 11 de novembro e na qual será abordado o conteúdo da bibliografia informada no anexo II do edital, e de prova de títulos.

 O resultado será divulgado na página do Caed, a partir de 20 de novembro.

 Informações: cecimig@fae.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-5337, apenas até o término das inscrições.

Téo Scalioni