Campus Party Minas Gerais triplica de tamanho em 2017

Compartilhe

Campus Party

Terminaram no último sábado as atividades da segunda edição da Campus Party Minas Gerais, uma das maiores experiências de tecnologia e inovação do mundo e uma iniciativa do Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES). Ao todo, o evento reuniu mais de 5 mil campuseiros, sendo que 1200 ficaram acampados.

 “Estamos muito felizes com o resultado do evento. As vendas de ingressos se aceleraram nos últimos dias, o que fez com que palestras, workshops e hackathons tivessem recorde de público”, avalia Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party. Quem compareceu aos cinco dias da CPMG2 acompanhou mais de 250 horas de conteúdo, mais de 300 palestras e workshops sobre os mais variados temas, além de desfrutar da internet de 20 GBps, fornecida pela Telebras e Use Telecom.

Foram destaques do palco Feel the Future personalidades como Nolan Bushnell, o criador do Atari, Caito Maia, fundador da Chilli Beans, Lorrana Scarpioni, CEO e cofounder da Bliive, maior rede global de troca de tempo, Luiz Gabriel Tiago, o Sr. Gentileza, indicado ao prêmio Nobel da Paz esse ano, Marcos Palhares, único astronauta brasileiro participante da empresa pioneira em turismo espacial Virgin Galactic, os Irmãos Piologo, Maurício Cid, do blog Não Salvo, entre outros. Além das palestras o público teve acesso a hackathons e workshops, como o de Coders, que aconteceu pela primeira vez e teve presença maciça dos campuseiros.

Essa edição contou com uma programação de temas que não estão diretamente vinculados ao universo da tecnologia, como inclusão social, diversidade de gêneros e acessibilidade. “A Campus Party historicamente sempre procurou tratar de temas que impactam a sociedade, tendo ou não a tecnologia como pano de fundo. Para essa edição, em especial, tivemos a oportunidade de fomentar a discussão entre os campuseiros sobre assuntos que os afetam diretamente como cidadãos e contamos com uma grande receptividade. Acredito que nosso papel é justamente o de ser uma plataforma de disseminação de conhecimento e troca de opiniões”, explica Francesco Farruggia.

Na Campus MG também foram anunciados os novos embaixadores do evento. O grupo tem como objetivo ajudar a promover o evento para o público que ainda não teve a oportunidade de vivenciar a experiência, mas também estimular o relacionamento com as comunidades de campuseiros. Os embaixadores são Aline Carvalho; Alexandre Casemonstro; André Costa; Bruno Souza; Cláudio Nascimento; Dado Schneider; Dino Lincoln; Genésio Gomes; José Salustiano; Marcelo Mesquita; Marcelo Branco; Thiago Jarjour e Vinicius Machado.

Outra novidade dessa edição foi o lançamento da versão beta da “Comunidade de Empreendedorismo” que faz parte da plataforma Campuse.ro, rede social oficial da Campus Party, que atualmente conta com mais de 530 mil pessoas cadastradas no mundo, sendo mais de 180 mil no Brasil. A ação faz parte do “Projeto de Fomento ao Empreendedorismo Digital”, uma parceria entre o Sebrae Nacional e o Instituto Campus Party, que atuam de forma conjunta e contínua para fomentar o empreendedorismo digital no país. “Nossa ideia é a

criação de um ambiente favorável para que os amantes da tecnologia, inovação e empreendedorismo possam interagir de forma democrática entre si, disseminando conteúdos e promovendo o intercâmbio de informações de forma colaborativa”, complementa Farrugia.

 

Confira abaixo os principais números da CPMG2

 

- Total de campuseiros: 5000

- Campuseiros acampados: 1.200

- Local de origem dos Campuseiros: 45% de Belo Horizonte, 45% do interior do Estado de MG e 10% de outros Estados

 

- Atividades:

- 250 horas de conteúdos

- Mais de 300 palestrantes

- 4 palcos: Feel the Future; Criatividade e Entretenimento; Ciência e Inovação e Empreendedorismo.

- Workshops: Coders. Fazedores, Ciência & Inovação; Criatividade & Entretenimento

 

- Outros Números

Patrocinadores, Apoiadores e Media Partners – 46 empresas

Comunidades – 38

Jornalistas, blogueiros e profissionais de imprensa cadastrados para cobertura – Mais de 250

Téo Scalioni