Está aberta a chamada Water JPI 2017 Joint Call

Compartilhe

Está aberta a Chamada conjunta Water JPI 2017 Joint Call. Seu objetivo é promover pesquisas transnacionais e colaborativas para projetos de desenvolvimento e inovação focados na gestão da água, em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU). No total, 12 agências de fomento em 12 países integram a iniciativa. No Brasil, será representada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), por meio das FAPs participantes.

A FAPEMIG irá financiar até R$ 1 milhão, para propostas de pesquisadores vinculados a Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) sediadas em Minas Gerais. As diretrizes específicas para candidatos do Estado estão sendo elaboradas e serão divulgadas em breve no site da Fundação.

A Chamada tem dois temas específicos: Pressão sobre ecossistemas e medidas de mitigação e Desenvolvimento de soluções acessíveis para gerenciamento de água.

Calendário:

Submissão das pré-propostas: até 11/12/17

Submissão das propostas completas: até 27/06/18

No dia 17/11, os organizadores promoverão um webinar para responder às perguntas dos interessados sobre a Chamada e o processo de submissão.

Informações sobre o webinar, a Chamada e documentos gerais podem ser encontrados aqui.

 

Téo Scalioni