Aberta Chamada FameLab Brasil 2018

Compartilhe

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Mtcic/CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o Museu do Amanhã e o Conselho Britânico divulgam a Chamada do FameLab Brasil 2018. O objetivo da proposta é identificar e apoiar estudantes no âmbito da competição internacional do FameLab de comunicação científica.

A intenção da chamada é promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos do dia a dia da sociedade. Também visa incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação, em especial, a habilidade oral. Poderão se inscrever Bolsistas de Mestrado (stricto sensu), Doutorado, Doutorado Direto e Pós-Doutorado, com bolsa vigente até o dia 30 de junho de 2018 ou data posterior, nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias e que sejam fluentes em Português e Inglês.

Estão aptos a participar os bolsistas das seguintes agências: Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados da Bahia (Fapesb), Espírito Santo (Fapes), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Minas Gerais (FAPEMIG), Paraná (Fundação Araucária), Santa Catarina (Fapesc), São Paulo (Fapesp) e Sergipe (Fapitec), além de bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de qualquer estado. Também podem participar estudantes do mesmo nível e áreas, não-bolsistas, de qualquer unidade da Federação, a serem financiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O concurso FameLab (www.cheltenhamfestivals.com/science/famelab/) foi lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e está presente em 32 países. Consiste na realização de uma apresentação oral sobre um tópico de ciência e/ou tecnologia, com a duração máxima de três (3) minutos, sem recurso de PowerPoint ou outro dispositivo eletrônico de apresentação, e com uso limitado de materiais de apoio portáteis. O concurso é organizado pelo British Council.

Obs: As bolsas da FAPEMIG  são apenas nas modalidades Bolsa de Mestrado (BMS) e Doutorado (BDS) das áreas citadas acima.

Confira aqui a chamada completa do FameLAb.

 

Téo Scalioni