Lançamento do Ano Brasil – Reino Unido de Ciência e Inovação

Compartilhe

Será lançado hoje, dia 27, em Brasília, o Ano Brasil – Reino Unido de Ciência e Inovação 2018-2019, em comemoração à cooperação científica entre os dois países.

Participam da cerimônia de lançamento o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab; o subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, José Antônio Marcondes de Carvalho; o conselheiro-chefe para Assuntos Científicos do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, Robin Grimes; e o embaixador britânico no Brasil, Vijay Rangarajan; além de outros representantes do governo e da comunidade científica dos dois os países.

O Ano Brasil – Reino Unido de Ciência e Inovação 2018-2019 celebra as relações bilaterais e abre caminho para novas parcerias, especialmente, no âmbito da Estratégia Industrial, lançada em novembro de 2017 pelo governo britânico para investimentos em infraestrutura.

Além disso, novos financiamentos de pesquisa serão anunciados pelo Fundo Newton, iniciativa britânica para a promoção do desenvolvimento econômico e social dos países parceiros por meio da ciência e tecnologia. Cerca de R$ 330 milhões serão destinados a pesquisas nas áreas de mudanças climáticas, doenças infecciosas negligenciadas, biodiversidade e agricultura sustentável.

“Tradicionalmente, ciência, tecnologia e inovação estão muito presentes e são de grande importância nas relações entre Brasil e Reino Unido, com transversalidade em áreas de comércio, investimento e meio ambiente”, avaliou o ministro.

“Será uma oportunidade para cientistas e instituições britânicas e brasileiras celebrarem o que a nossa pesquisa em conjunto já alcançou, desde o sequenciamento do vírus zika até o desenvolvimento de técnicas de agricultura avançada. Também discutiremos como trabalhar levando em conta os desafios globais do futuro nas áreas de saúde, mudanças climáticas, energia, biodiversidade e agricultura, além daquelas relacionadas à nossa nova Estratégia Industrial”, acrescentou o embaixador Vijay Rangarajan.

A programação do Ano Brasil – Reino Unido também inclui uma série de palestras, workshops e seminários sobre inovação que serão realizados até março do ano que vem.

 

Serviço

  • Evento: Lançamento do Ano Brasil – Reino Unido de Ciência e Inovação
  • Data: 27 de março de 2018
  • Horário: 17h30
  • Local: Sala dos Conselhos do MCTIC
  • Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco E, 5º andar
  • Cidade: Brasília (DF)