GOVERNO GARANTE REPASSE DE BOLSAS

Compartilhe

Para garantir o repasse de recursos destinados a diversas modalidades de bolsas concedidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), será celebrada na próxima terça-feira, 17 de março, às 10h, no auditório da Fundação, uma solenidade de assinatura de convênios dos convênios dos programas de bolsas mantidos pela agência mineira. O evento contará com a presença do governador do Estado, Fernando Pimentel, do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, do presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela, e de representantes de 86 instituições de ensino e pesquisa do Estado.

Entre as instituições aguardadas estão universidades como a UFMG e a UFV, e centros de pesquisa do Estado, como o Hemominas e o Centro de Pesquisas René Rachou. Todas elas foram contempladas em modalidades como o “Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC)”, “Programa de Apoio à Pós-graduação” (PAPG), “Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (BicJr)” e “Programa de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH)”.

Os convênios abrangem o período de cinco anos – com exceção do PCRH, que possui vigência de quatro anos – e correspondem a um investimento de mais de R$ 456 milhões. Segundo Evaldo Vilela, estes convênios asseguram a possibilidade e o compromisso da Fundação e, portanto, do Governo de Minas Gerais, de repassar recursos visando à manutenção e o fortalecimento do sistema mineiro de Ciência e Tecnologia. “As bolsas são muito significativas para o desenvolvimento de Minas. Para as instituições, que se caracterizam pela oferta de oportunidades de capacitação de jovens em C&T, estes recursos são a garantia de que planejar suas atividades de pesquisa e formação na área”, diz Vilela.

A renovação visa primeiramente manter a legalidade das ações conjuntas da FAPEMIG com as instituições de C&T mineiras, públicas e privadas. “Além disso, é necessário comunicar à sociedade o valor das parcerias apoiadas pelos convênios e o alcance dos resultados”, acrescenta o presidente da Fundação. Vale destacar que, em 2014, a Fundação concedeu cerca de sete mil bolsas, promovendo a formação e o desenvolvimento dos jovens, servidores estaduais e pesquisadores do Estado.

 

Serviço:

O que: Solenidade de assinatura dos convênios dos programas de bolsas mantidos pela FAPEMIG.

Quando: 17 de março, às 10h

Onde: Auditório da FAPEMIG – Av. José Cândido da Silveira, 1500, Horto - Belo Horizonte/MG - Bloco 6 – 3ºandar