Workshop apresenta plataforma iTec para promover encontro entre empresas

Compartilhe

 

 

 

 

 

 

 

 

A Plataforma iTec – desafios e soluções tecnológicas foi apresentada hoje (10) no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). O objetivo do evento foi discutir a inovação aberta baseada em desafios para promover negócios e parcerias tecnológicas entre as empresas que apresentam as demandas e instituições que se propõem a atendê-la.

O evento contou com a presença do presidente e do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação, Evaldo Ferreira Vilela e Paulo Sérgio Lacerda Beirão, respectivamente, e também de José Luciano de Assis Pereira, gerente de Inovação do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), do Senai/Fiemg campus Cetec, e Roberto Rosenbaum, superintendente de Inovação Tecnológica da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).

Vilela falou sobre a importância de plataformas de negócio no setor tecnológico e de parcerias para implementá-las. “Temos que fazer um esforço para que dê certo. Para dar resultados, precisamos romper barreiras, enfrentando os desafios das empresas e praticando a nossa capacidade de desenvolvimento”, reforçou o presidente. Segundo José Luciano de Assis Pereira, o CIT está ligado ao projeto porque tem interesse em gerar negócio. Além disso, o gerente enfatizou a importância de uma política de inovação para apoiar empresas a inovar e a construir parcerias.

workshop foi realizado por Daniel Daher Saad, sócio-diretor da Inventta, que agradeceu aos mais de 80 parceiros locais que foram fundamentais para que o evento e a plataforma acontecessem. “Foram 14 cidades em 11 estados e mais um Comitê Técnico se reunindo mensalmente para dar corpo ao projeto”, disse. O encontro abordou conceitos de inovação aberta baseada em desafios com a apresentação da Plataforma iTec e um tutorial sobre como usá-la, apresentando Guias Práticos de Desafios e de Soluções Tecnológicas que auxiliam potenciais usuários.

A plataforma

Desafios e soluções podem ser cadastrados com informações não confidenciais e ficam disponíveis por determinado tempo na Plataforma iTec. Nesse período os potenciais solucionadores podem conhecer as demandas e verificar se tem soluções tecnológicas que as atendam. Em caso positivo, cadastram suas soluções e as vinculam ao desafio a ser atendido. Esse é o objetivo final da Plataforma iTec – encontrar e aproximar demandantes e solucionadores tecnológicos para potencializar negócios em inovação e tecnologia, aumentando a competitividade das empresas e do país.

A Plataforma iTec promove o primeiro encontro entre as partes que, posteriormente, podem continuar os entendimentos e encaminhamentos acordados para o estabelecimento de parcerias e negócios tecnológicos. Os interessados podem conhecer a Plataforma iTec no site www.plataformaitec.com.br.