FAPEMIG e Embraer apresentam Edital em parceria

Compartilhe

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) promoveu hoje (24) o workshop sobre o Edital 05/2015 FAPEMIG/Embraer para pesquisa na área do setor aeronáutico. O encontro ofereceu a oportunidade para os pesquisadores conhecerem as demandas do edital e tirarem suas dúvidas. Segundo Carlos Hilário, engenheiro de desenvolvimento de produto da Embraer, a ideia do workshop é explorar as linhas temáticas do edital, que foram selecionadas por estarem alinhadas às estratégias da instituição.

O evento também contou com a presença do presidente da Fundação, Evaldo Vilela, que reforçou a satisfação da parceria com a Embraer. “Ser parceiro da Embraer é uma alegria. Estamos fazendo um esforço para promover a inovação com as empresas e dentro disso, temos nos valido de editais cada vez mais democráticos, oferecendo oportunidades para todos”, diz.

O edital visa o financiamento de projetos de pesquisas para o desenvolvimento de tecnologias alinhadas interesses da empresa do setor aeronáutico, de acordo com as linhas de trabalho, a saber:

  • Captação de energia (Energy harvesting);
  • Controle de escoamento;
  • Célula combustível;
  • Otimização de missões complexas para aviação comercial;
  • Configurações alternativas de aeronaves com propulsão distribuída;
  • Eficiência energética de arquiteturas de propulsão híbrida;
  • Gerenciamento de energia térmica.

O investimento total será de R$ 1 milhão e o objetivo principal é estimular a produção de conhecimento e criar competências para o setor aeronáutico de Minas Gerais. A submissão das propostas deve ser feita por meio do sistema eletrônico Everest (http://everest.fapemig.br), até as 17h do dia 12 de maio 2015. Confira aqui o Edital. Dúvidas podem ser enviadas para a Central de Informações pelo e-mail ci@fapemig.br.