Membros das Câmaras de Assessoramento se reúnem na FAPEMIG

Compartilhe

Antes de um projeto ser financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), ele passa por uma seleção que observa uma série de critérios. Uma dessas etapas inclui a avaliação dos membros das Câmaras de Assessoramento, que analisam os projetos quanto ao mérito científico e técnico, pedidos de fomento, apoio e incentivo recebido pela FAPEMIG. Os membros das Câmaras emitem um parecer técnico que tem carácter de recomendação e, depois, é submetido à Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para destacar o importante papel das Câmaras na FAPEMIG, durante os dias 10 e 11, os membros de Câmara se reuniram para discutir acerca de suas atividades e sobre questões que envolvem o contexto da Ciência, Tecnologia e Inovação em Minas e no País. A palestra de abertura trouxe um tema atual e que ainda precisa de debate por parte da comunidade acadêmica: Integridade e Boas Práticas na Pesquisa, apresentado pelo pesquisador da área de genética Sérgio Pena. O pesquisador apresentou dados e casos de estudos que envolveram conflitos éticos ao longo da história da ciência. “Muitas vezes, as fraudes demoram anos para serem descobertas e levadas a público por meio dos periódicos científicos. Mas é importante diferenciar fraude de erro. O erro pode ser positivo, porque ele tem potencial criador, a fraude não”, acredita Sérgio Pena.

 

Para o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, o encontro desses dois dias foi importante para propiciar um diálogo entre todos os membros das Câmaras e a Diretoria executiva da casa. “Durante o evento foram apontadas questões que vão ser consideradas para futuras melhorias por parte da diretoria da Fundação e das próprias Câmaras. Foi um evento muito positivo”, comentou o diretor.

Ao todo, a FAPEMIG tem dez Câmaras divididas nas seguintes áreas: agricultura, medicina veterinária e zootecnia, ciências biológicas e biotecnologia, ciências da saúde, ciências exatas e dos materiais, arquitetura e engenharia, recursos naturais, ciências e tecnologias ambientais, ciências sociais aplicadas, ciências humanas, sociais e educação e capacitação de recursos humanos.

Conheça mais aqui (http://www.fapemig.br/institucional/camaras-de-assessoramento/)