Semana Nacional de Ciência e Tecnologia premia museu mineiro

Compartilhe

11ª rodada teve recorde de inscritos e Museu Ponto UFMG foi um dos contemplados

Em outubro ocorreu a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 20014) que teve recorde de inscrições, foram cerca de 35 mil atividades cadastradas para concorrerem as premiações. Destas, o grande vencedor do prêmio Desafio+Ciência foi o projeto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): O Museu Ponto UFMG, a iniciativa venceu na categoria Instituição Pop Ciência 2014, que reconhece as três instituições com o maior número de atividades comprovadas e cadastradas. Cerimônia de premiação aconteceu na Fundação Ezequiel Dias, durante a abertura do VIII Seminário de Empreendedorismo e Inovação- SIMINOVE.

O Museu Itinerante Ponto UFMG é um espaço científico-cultural, interativo, adaptado em uma unidade móvel que atende, primordialmente, escolas e cidades de Minas Gerais; promovendo exposições e oficinas externas, interligando as mais diversas áreas do conhecimento e da ciência. A coordenadora do projeto, Tânia Margarida Costa, ressalta a importância de iniciativas como essas na valorização e popularização da ciência no Estado “ Esse prêmio é um reconhecimento ao trabalho que desenvolvemos com muita dedicação e empenho por educadores, alunos de graduação e servidores do Centro Pedagógico e da UFMG e a certeza de que estamos na direção correta”, comenta Zilma. Este é o terceiro ano consecutivo que o projeto recebe a homenagem em função das suas atividades e da importância da sua atuação no Estado.

Em 2014 o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, para 2015 o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação anuncia novo tema: “Luz, Ciência e Vida”, a temática foi escolhida com o objetivo de alinhar o evento ao Ano Internacional da Luz, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU.  A 12ª edição do evento está marcada para 19 a 25 de outubro de 2015 e o Museu Ponto já se prepara para a próxima rodada “Além de retomar os projetos iniciados em 2013 - a FEBRAT e o Café Científico Virtual – vamos realizar oficinas temáticas sobre a Luz e apresentaremos, pela primeira vez, uma parte da exposição externa do Museu totalmente dedicada à Luz”, comenta Tânia. 

Esse ano o Museu Ponto UFMG será apresentado pela FAPEMIG na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece em São Paulo, no próximo dia 12 de julho.