Por mais investimento em CT&I no Brasil

Compartilhe

Os presidentes, Jacob Palis, da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Helena Nader, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) enviaram uma carta ao ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, manifestando apoio às gestões do ministro, que tem buscado a manutenção dos programas nacionais de CT&I.

Na carta, os presidentes das duas instituições reconhecem o momento econômico complicado pelo qual passa o país, mas ressaltam a necessidade de se continuar investindo em áreas estruturantes para o desenvolvimento, como são os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) e outros programas estratégicos de CT&I.

A iniciativa é pertinente e merece uma atenção, principalmente porque o investimento em CT&I possibilita o desenvolvimento de programas e ações que podem ajudar em diversas áreas, como é o caso da segurança digital no país. A Câmara Brasil-Alemanha, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Embaixada Alemã estão reunidos hoje, em Brasília, para apresentar uma visão geral do cenário digital e da segurança cibernética no país e no mundo e também discutirá sobre as principais ameaças no universo online.

O encontro, intitulado "Desafios para um Brasil Digital Seguro", conta com a participação do acadêmico Virgílio Almeida, da Secretaria de Políticas de Informática do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Embaixador da Alemanha no Brasil, Dirk Brengelmann.

 

A carta enviada a Aldo Rebelo pode ser conferida na íntegra aqui:
http://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-6676.pdf

Fonte: Academia Brasileira de Ciência