Seminário Internacional debate questão alimentar e sustentabilidade

Compartilhe

Nos dias 17 e 18 de setembro, acontecerá, em Brasília, o Seminário “Cone Sul, Fonte Estratégica de Alimentos para a Humanidade – Alimento, Bem-Estar e Sociedade – Desafios e Oportunidades”. O encontro propõe debater questões relacionadas ao crescimento da demanda mundial de alimentos resultante do aumento da população e, ao mesmo tempo, intensificar discussões sobre sustentabilidade.

Promovido pelo Instituto Fórum do Futuro, pelo Instituto  Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA), e pelo Grupo de Países do Sul (GPS), o evento reunirá gestores públicos, privados e pesquisadores do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Estes países, segundo avaliação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), deverão responder por 60% da oferta suplementar de alimentos gerados pelo novo quadro de demanda.  Evaldo Vilela, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), participará do evento na coordenação de questões relativas à “Sanidade”.

O evento será patrocinado pelo Banco Mundial e pelos Sistemas CNA/ SENAR e OCB/SESCOOP. Conta com o apoio de diversas entidades: EMBRAPA; FAO; CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais); CGEE(Centro de Gestão de Estudos Estratégicos);Conselho Uruguaio de Relações Internacionais; (CURI); Conselho Argentino de Relações Internacionais (CARI); FAPEMIG; FGV-/Agro; CAMPO, Cia de Promoção Agrícola.

Para acompanhar as discussões acerca do tema, o evento criou um espaço com o objetivo de promover um debate on-line, além de toda a programação e bibliotecas com artigos, vídeos e documentos a respeito dos temas.