FAPEMIG firma nova parceria com União Europeia por meio do Confap

Compartilhe

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) firmou nova parceria internacional por meio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e da União Europeia (UE) para o programa EU Horizon 2020 (H2020). Este é o programa de Pesquisa e Inovação da União Europeia que oferece quase 80 bilhões de euros em financiamento ao longo de sete anos (2014 a 2020).

Propostas ao H2020 podem incluir pesquisadores, instituições acadêmicas e não acadêmicas (incluindo empresas) de países fora da União Europeia. No entanto, enquanto a UE financiará a participação de parceiros de possíveis futuros membros da UE, de países vizinhos e de países em desenvolvimento, não financiará automaticamente os parceiros de países industrializados e as economias emergentes, como o Brasil. Os participantes provenientes desses países deverão obter financiamento de outras fontes.

Dessa forma, a FAPEMIG estabeleceu essa nova parceria e os pesquisadores elegíveis para financiamento pela instituição mineira poderão usar os modos normais de financiamento oferecidos pela Fundação para apoiar a sua participação no H2020. Vale ressaltar que as chamadas serão lançadas pelo programa da União Europeia e não pela FAPEMIG, e que as propostas devem deixar claro que o coordenador de Minas Gerais tem participação relevante no desenvolvimento do projeto de pesquisa, como também os resultados dessa colaboração.

Neste link, é possível acessar as chamadas disponíveis.

Aqui, estão as Diretrizes para a elaboração de propostas de pesquisa à FAPEMIG em colaboração com as propostas apresentadas ao EU Horizon 2020.