FAPEMIG propõe divulgação de resultados de pesquisas em pequenos vídeos

Compartilhe

Que pesquisas estão sendo desenvolvidas nas universidades? Você conhece os trabalhos feitos por pesquisadores de diferentes áreas? E como esses resultados interferem na sua vida, você sabe? Pois é exatamente essa a proposta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG): divulgar resultados de pesquisas desenvolvidas em Minas por meio de um Pitch – que é um vídeo amador, feito por celular ou câmera comum, no qual o pesquisador apresentará o resultado, produto, processo ou serviço, em uma linguagem acessível a qualquer cidadão.

O objetivo da iniciativa é disseminar junto à sociedade o esforço realizado pelas universidades, centros de pesquisa e empresas para desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação. Todos os parceiros da FAPEMIG estão convidados a apontar os resultados de projetos de pesquisa que possam ser aplicados na solução de problemas que afetam o dia a dia da população, impedem a competitividade de empresas públicas ou privadas, bem como o bom funcionamento dos órgãos e programas governamentais.

Os resultados serão selecionados com base na capacidade de criar soluções e gerar: renda, riquezas, empregos novos e tradicionais, no contexto da nova economia. Os vídeos serão apresentados em um evento-mostra, em novembro de 2015, em Belo Horizonte, com ampla participação de membros dos governos estadual e federal, empresários, pesquisadores, investidores, pessoas inovadoras e o público em geral.


Para participar

1 – Apresentação do Pesquisador (Nome, nome da empresa, equipe principal, instituição/departamento);

2 – Informar instituições de financiamento (FAPEMIG e qualquer outra)

3 – Nome da Tecnologia/Produto;

4 – Especificar o objetivo da tecnologia/produto;

5 – Diferenciais da tecnologia perante a concorrência;

6 – Aplicações científicas e/ou mercadológicas;

7 – Especificar o possível impacto para a sociedade.

É preciso estar atento aos contratos de propriedade intelectual e verificar como é possível divulgar sua tecnologia sem ferir cláusulas contratuais. A abordagem deve ter linguagem comum, não é necessário dar detalhes de funcionamento que representem “segredos industriais”.  

 

Formato e forma de envio 

Tamanho do vídeo: máximo de 300MB
Tempo máximo: 3 minutos

O nome do arquivo de vídeo deve ser o nome da pessoa que aparece nele e sua instituição/empresa. Exemplo: Thiago_borges_FAPEMIG.mp4

O vídeo deve ser compartilhado por meio do Google DRIVE ou DROPBOX ou ONEDRIVE da Microsoft, através da conta: mostrafapemig@gmail.com . Dúvidas também devem ser enviadas para este e-mail.

Para aqueles familiarizados com a utilização do YOUTUBE, também é possível fazer o upload do vídeo no site e apenas enviar o link. (essa opção é até mais simples e efetiva).

Lembre-se de que o PITCH deve ser gravado em linguagem mais acessível possível, pensando que a proposta é de comunicação com o cidadão comum.

Cronograma proposto:

18/08/2015:  Reunião na FAPEMIG para apresentação da proposta – JÁ REALIZADA
11/09/2015: Entrega dos Pitchs
18/09/2015: Resultado da avaliação dos Pitchs
25/09/2015: Entrega do sumário executivo das tecnologias
09/10/2015: Pitchs regravados
18/11/2015: Data proposta para o Evento-mostra (a confirmar)