FAPEMIG lança logo comemorativa de 30 anos

Compartilhe

O ano de 2016 será marcado por datas importantes para a ciência mineira e nacional. Entre elas, a celebração dos 30 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Desde a sua criação, possível a partir da Lei Delegada nº 10, de 28 de agosto de 1985, a Fundação tem por finalidade induzir e fomentar a pesquisa e a inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais. Para lembrar a data, a Fundação lançou a logo comemorativa de 30 anos, que será usada no decorrer deste ano para marcar as conquistas ao longo da trajetória da instituição.

A primeira década da FAPEMIG cumpriu um papel pedagógico para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Estado. Em um cenário com poucas pesquisas e pesquisadores, a cultura de financiamento a projetos científicos ainda era incipiente em Minas. Aos poucos, a FAPEMIG foi lançando suas primeiras chamadas, incentivando a formação e o apoio a diversos tipos de projetos e buscando mostrar o seu papel em Minas e no país. A segunda década serviu para ampliar a participação das instituições de ensino e pesquisa do estado e consolidar o recurso recebido pela Fundação, que corresponde a 1% da receita líquida corrente do Estado. A terceira década, marcou a busca por novos horizontes e possibilidades na pesquisa, por meio do incentivo a parcerias com empresas e outras instituições de pesquisa nacionais e internacionais.

Depois da consolidação de suas principais atividades e de conquistar a confiança das instituições e dos pesquisadores, é hora de ser valorizada pela sociedade. Para o presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela, este será um ano de comemoração, mas também de muito trabalho para fazer com que a população mineira reconheça a importância da CT&I para o Estado. “Não queremos que as pessoas ouçam falar da FAPEMIG e não saibam o que a instituição faz e como as suas atividades interferem no cotidiano delas. Nos próximos anos, a Fundação precisa ser percebida como fundamental para o progresso e a melhoria da qualidade de vida em Minas Gerais”, afirma.

Em breve, a programação completa da comemoração de 30 anos da FAPEMIG estará disponível a todos. Aguardem!