Nova versão da plataforma DataViva está disponível

Compartilhe

 Foto: Thales Linke


A nova plataforma DataViva, uma ferramenta desenvolvida pelo Governo de Minas Gerais, juntamente com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), foi lançada ontem no Auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A ferramenta entrou ao ar em sua versão beta e está completamente modificada da anterior, disponibilizando dados sobre as exportações, as atividades econômicas locais, ocupações e educação em todo o Brasil.

Na ocasião, foi apresentada as novas e diferentes possibilidades da plataforma, que foi melhorada, facilitando a navegabilidade do usuário. Com poucos cliques, pode-se chegar à informação desejada. De acordo com o coordenador do projeto DataViva, Thiago Borges, a ferramenta possibilita de forma rápida a visualização de dados de todos os municípios do Brasil, facilitando as pesquisas em vários campos. “As pessoas poderão fazer consultas de produtos e localidades o que, com certeza, irá ajudar no desenvolvimento regional”, observa.

Para facilitar a navegação, a ferramenta foi separada de acordo com três perfis, divididos entre Empreendedores, Agentes de Desenvolvimento, Acadêmicos e Estudantes. Com isso, o usuário já identificando em qual perfil se encaixa, conseguirá de uma forma mais rápida, ter acesso à informação que esteja procurando. “Tudo foi feito escutando o usuário, pois o que desejamos é deixar a navegação mais fácil. É importante lembrar que o DataViva é uma plataforma completamente aberta, no qual, o próprio usuário pode contribuir para sua evolução e atualização”, diz Thiago.

Durante o lançamento também foi realizada uma mesa redonda com o tema Big Data: tratamento, usos e aplicações de grandes massas de dados. Na ocasião, além do presidente da FAPEMIG,  Evaldo Vilela, participaram do debate o pesquisador Nívio Ziviani – professor Emérito do Departamento de Ciência da Computação da UFMG e CEO da Zunnit Technologies; Thoran Rodrigues – Sócio-fundador e CEO da BigData Corp.; e Ana Paula Franco Viegas Pereira – Doutora em Demografia pelo CEDEPLAR/UFMG e Gestora de Avaliação Estratégica e Pesquisa da UNIMED-BH.

 

 

 

 

 

 

 

Com informações de Téo Scalioni